Pedra do Pontal do Recreio

Do Leme ao Pontal… composição concebida por quem carioca e curte o Rio e as praias daqui. Neste ano de 2015 aprendemos que o Rio é muito mais que Cristo, Pão de Açúcar, Copa e Maraca. Esta foi a nossa proposta, inclusive uma das nossas matérias foi feita lá no Leme e vamos fechar este ano com o Pontal, lá no Recreio, zona oeste deste paraíso.

pedra do pontal

pedra do pontal

pedra do pontal

 

Para quem não tem muita noção, o recreio fica depois das praias da Barra da Tijuca. Lugar por vezes badalado por famosos, o Recreio também abriga o já falado Grumari. O ponto de vislumbre está na Pedra do Pontal, uma enorme rocha facilmente vista de qualquer praia da Barra, sua localização forma praticamente uma ilha à beira mar.

A subida demanda de leve, moderada a um pequeno trecho de dificuldade. Neste dia eu comtemplei o pôr-do-sol (que é um espetáculo à parte) de sexta- feira e recebi o sábado com espírito indescritível de graça pela tão majestosa paisagem. A subida consome cerca de 30 minutos e em seu topo é possível ter a visão de 360º da zona oeste que resumidamente compreende nada a mais, nada a menos que parte da reserva de Grumari, o Atlântico com pequenos arquipélagos, uma cadeia de montanha cheia de florestas até longinquamente a Pedra da Gávea, e é claro, as praias da Barra e do Recreio.

pedra do pontal

pedra do pontal

pedra do pontal

Sentiu o gostinho de lá? Anota aí: para quem vai da zona sul, pegue o túnel Zuzu Angel e ao sair do viaduto do Joá, pegue a Avenida das Américas e depois contorne como se estivesse voltando e vire para Avenida Glaucio Gil até chegar a Avenida Lúcio Costa. De lá não tem erro. Para quem deseja ir de ônibus, a linha 315 sai da Central do Brasil te deixa a 5 minutos da pedra. Segue nosso roteiro do Cariocando e entenda que do Leme ao Pontal, não há nada igual.

Vou aproveitar nossa última matéria e agradecer ao meu editor chefe(risos) que acreditou neste meu singelo potencial colunista. E mais que especial, vai o meu agradecimento aos que dão credibilidade a nós do Capixaba. Leitores, obrigado. Um ótimo 2016 para todos!!

Alex!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.