Id Jovem – Tudo que você precisa saber para viajar de graça

O decreto 8.537 que regulamenta descontos em eventos artísticos culturais e esportivos para jovens de baixa renda, estudantes e pessoas com deficiência já passa a valer. A norma prevê também 2 vagas gratuitas em ônibus interestadual para viajar de graça pelo Brasil pelo Id Jovem.

O programa lançado pelo Governo Federal contempla pessoas entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos para viajar de graça pelo Brasil, se estiver cadastrado no CadÚnico  – Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

jovens podem viajar de graça

Como entrar no programa ID Jovem

Se você tiver renda familiar de até 2 salários mínimos, e ter entre 15 e 29 anos, pode se cadastrar. Basta procurar o Cras da sua cidade e pedir todas informações para o cadastro. Se você já recebeu bolsa família antes, pode apenas atualizar cadastro.

O Processo depende de cada cidade, mas em geral são 3 passos:

1- Marcar agendamento para atendimento no Cras da sua cidade.
2- Levar documentos solicitados para o atendimento, no dia agendado.
3- Esperar o sistema atualizar (acontecia na 3ª semana do mês) para cadastrar  no aplicativo do programa.

 

Viajando de Graça com o ID Jovem

Depois de já estiver com os dados atualizados no aplicativo do programa, o jovem deverá solicitar a passagem com no mínimo  3 horas de antecedência da partida, no ponto inicial. Na hora da ida, pode ser solicitada a volta. Caso as duas vagas do ônibus já estejam cheias, a empresa do transporte deverá dar 50% de desconto na passagem.

Por isso, é importante, sempre programar sua viagem com o máximo de antecedência possível, assim evita das vagas estarem cheias, e você consegue pegar a passagem 100% gratuita.

Só serão permitidos embarques para quem apresentar a “Identidade Jovem“( o Id Jovem) impresso ou no aplicativo do celular, juntamente com documento com foto. O programa oferece descontos em entrada em museus e cinemas também.

jovens podem viajar de graça

 

fotos: Pixabay

 

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.