Parque Estadual Paulo César Vinha: Conheça a Lagoa da Coca Cola

Depois tanto enrolar, finalmente conheci tão falado Parque Estadual Paulo César Vinha, antigo Parque de Setiba, em Guarapari.

O parque conta com uma grande biodiversidade, protegendo o ecossistema da restinga, além de ser um dos lugares mais ricos na fauna e flora marinhas do Espírito Santo. O nome “Paulo César Vinha” é em homenagem ao biólogo capixaba que dedicou boa parte da sua vida profissional cuidando do parque, sendo assassinado nos anos 90 por denunciar extração ilegal de areia da área do parque.

O parque estadual Paulo César Vinha conta com uma área de preservação de 1.500 hectares,  parte dela é explorada pelos turistas que visitam o local pelas trilhas existentes.  A trilha mais famosa é que te leva na lagoa de Caraís (mais conhecida como Lagoa da Coca Cola). A primeira parte você sai na praia D’Úle (1, 5KM) e a segunda parte da trilha(mais 1 KM) é feita em areia de praia (areia fofíssima. Ótimo exercício para quem quer emagrecer). O tempo aproximadamente que gastamos na trilha foi de 40 a 50 minutos, acredito que seja o tempo que todo mundo gasta.

Veja mais: Confira mais dicas sobre o Espírito Santo
Hospedagem: Encontre seu hotel no Espírito Santo

Parque Estadual Paulo César Vinha

começo da trilha

parque estadual paulo césar vinha (11)   Parque Estadual Paulo César Vinha

Parque Estadual Paulo César Vinha   Parque Estadual Paulo César Vinha

A lagoa da Coca Cola/Caraís é o ponto alto da visita ao parque, o lugar é de longe o mais movimentado pelas pessoas que buscam águas mais calmas para banho. Ainda tem opção de fazer passeio de caiaque pela lagoa. Perto dali tem a trilha que te leva num mirante onde é possível contemplar toda a lagoa, visão mais linda.

Quem for na parte da tarde pode encontrar a lagoa se encontrando com a praia de D’Úle. Já dá pra imaginar que deve muito bonito, né?! Mas não tivemos esse privilégio, já que fomos pela manhã.  Além da lagoa, o parque é bastante frequentado por surfistas, que buscam por ondas perfeitas na praia D’Úle.

Parque Estadual Paulo César Vinha

Parque Estadual Paulo César Vinha    Parque Estadual Paulo César Vinha

Parque Estadual Paulo César Vinha

Vista do mirante

Parque Estadual Paulo César Vinha

Jabá: Já conhece nossas canecas?

 

Dicas

Levar garrafa de água;
O parque conta com banheiros e bebedouros, perto da entrada;
Levas sacola para recolher seu lixo (mais que obrigação, né, gente?);
Levar repelente(peles sensíveis) e protetor solar;
Ir com roupas leves;

Gostou da caneca e quer adquirir uma? Só entrar aqui.

Informações

A entrada do parque é gratuita. Funciona todos os dias de 8h às 17h (chegar pelo menos 1h antes para realizar a trilha) Há opção de trilha monitorada por R$10, mas precisa ser agendada com antecedência. O passeio de caiaque custa R$25 (agosto de 2016).

Como chegar:

No sentindo Vila Velha x Guarapari seguir pela Rodosol, bem perto da entrada de Setiba há um retorno que precisa ser feito ali para entrar no parque.

 

Veja Mais

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Marcia disse:

    Que lugar lindo, adorei suas fotos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.