Passeio pelo Rio Benevente, Anchieta

Na cidade de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo, existe o passeio barco pelo rio Benevente, que tem tem ponto de partida no porto/píer da Colônia dos pescadores. Existem vários pescadores, só se informar quem poderia te levar. O passeio não é legalizado ainda, então, qualquer pessoa com barco pode levar.

Fizemos o passeio pelo rio benevente com a galera do Pocando no ES, seguindo pelo rio adentro, podemos apreciar uma paisagem bela do manguezal e da natureza. Observando as árvores que fazem parte do cenário, conseguimos ver algumas garças e várias espécies de plantas diferentes.

O passeio tem duração média de 2 horas a 2h30 (cerca de 50 minutos e o mesmo tempo pra voltar)  passando pelo rio Benevente e pelo Rio Salinas, que é afluente do Benevente. Toda aquela região ali é considerado uma das áreas de manguezais mais importantes do Espírito Santo, sendo protegida ambientalmente.

Nós fomos no final do dia e conseguimos ver o lindo pôr-do-sol

Depois de apreciar toda a beleza que a natureza nos proporciona, desembarcamos no nosso ponto, que é uma área de mata fechada. A caminhada não demora 5 minutos, e ainda existe uma passarela de madeira que ajuda no acesso. E por fim chegamos nas ruínas, sendo um mistério na cidade. Ao todo existem 32 colunas e pilares que foram construídos com óleo de baleia e concha, algumas em formato quadrado, outras arrendondados.

Veja mais: Saiba onde se hospedar em Anchieta

Não existe uma certeza sobre essas ruínas do Rio Salinas, alguns apostam que o local abrigou um comércio clandestino de escravos. Outros dizem que foi casa de padres jesuítas. Há quem diga que o local era um antigo armazém de sal. O que é, nós não sabemos também, mas afirmamos que o passeio é bem interessante e te instiga a pensar em várias histórias sobre. A visita pode ser feita em qualquer época do ano, já que as mesmas são protegidas e foram tombadas como Monumento de Valor Histórico e Cultural.

 

Informações

Preço: O passeio é feito em barco de pesca.  O preço cobrado em abril de 2017 foi de R$180 para até 10 pessoas. Só se perguntar no porto que deseja fazer o passeio. Nós fizemos com o Carlinho.

Quando ir: O passeio acontece todos os dias. Para evitar chateação, recomendamos tentar deixar agendado previamente. No verão os barcos não oferecem sombra. Leve boné, óculos escuros e protetor solar.

Recomendação: Já nas ruínas o ataque dos mosquitos é certo. Não esqueça de passar repelente.

Onde fica: A colônia dos pescadores fica na Rua Dom Pedro II, perto da Praça das Garças.

Contato: Fizemos o passeio com o Carlinho – 28 99881-1252.

Como chegar: Ancheita fica é cidade vizinha de Guarapari, cerca de 90 KM de Vitória. A viação Planeta saí da Rodoviária de Vitória com destino para cidade.

 

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro:
Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Marcio Assis disse:

    Show Deiv, maravilhoso este lugar as ruínas trazem uma história ainda a ser desvendada, boa para os historiadores #ficaadica

  2. Sofia disse:

    Eu adorei esse passeio e seu post está super gostoso de ler.

  3. Patricia disse:

    Eu AMEI esse passeio de barco. Rendeu fotos lindas, foi super agradável e a galera se divertiu demais.
    Parabéns pela organização, Deiv! Foi tudo ótimo!!

  4. O passeio pelo Rio Benevente é sempre uma surpresa. Eu já fiz pela manhã e é lindo ver tudo mais claro. Agora a tarde, ver o pôr do sol foi mágico. Bem legal seu post.

  5. Valeu muito a pena ter este passeio no roteiro. Foi maravilhoso!

  6. Ghaidy disse:

    Deiv Adorei o artigo com as informações. Gosto do seu jeito de escrever, bem objetivo e direto.
    Faz logo o Pocando 3 que quero visitar outros locais que ainda não fui.
    Bjimm! Sucesso

  7. Esse passeio foi excelente Deivson! Aliás, todo o Pocando foi incrível, parabéns mesmo! Quero fazer esse passeio no rio novamente, foi irado demais!!!

  8. Emilia disse:

    Esse passeio é uma doce surpresa em Anchieta. Além de ser um programão fora da praia, consegue passar uma paz ímpar. Parabéns pelo relato!

  9. Ana Carolina disse:

    Uma das minhas maiores descobertas no ES! Adorei o post, o passeio e a companhia :)

  10. Troquei esse passeio pela Praia de Castelhanos, mas agora fiquei com vontade e curiosidade de conhecer… Droga, vou ter que voltar para Anchieta hehehe. Como se fosse um sacríficio rs.

  11. Rozembergue disse:

    Foi uma ótima escolha fazer esse passeio! Tomara que eles consigam se profissionalizar e tornar o passeio ainda mais agradável.

  12. Ameeeei essa programação e a dica. Vou rapidinho me programar pra fazer esse passeio! O ES é lindo demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.