As melhores praias do Espírito Santo – Top 10




Em dúvida de quais praias curtir no verão capixaba? O Estado do Espírito Santo conta com mais de 400 km de praias. Tem  para todo o tipo de gosto e público, que fica até difícil decidir quais são as melhores praias do Espírito Santo. Dependendo da sua preferência, você consegue conhecer várias no mesmo final de semana.

 

As melhores praias do Espírito Santo

Foi bem complicado fazer toda essa seleção, mas acredito que fizemos boas escolhas. Nessa lista estão os gostos meu e da Nathana. Ainda bem que em alguns pontos nós tivemos gostos iguais.  Fabio  Viagens Cine também listou as 10 melhores praias.

Infelizmente a locomoção de transporte público para alguns pontos é deficiente, o que prejudica no roteiro, caso esteja dependente do sistema. A melhor maneira de explorar as praias é de carro, que oferece mais conforto e agilidade.

1-  Itaúnas

Itaúnas é de longe o nosso cantinho preferido. A Vila do forró tem ganhando cada vez mais destaque nacional pelo seu charme e seu clima bucólico. O distrito de Itaúnas fica na cidade de Conceição da Barra, bem coladinho da Bahia. Aliás, por causa da proximidade com a Bahia que o mar tem águas mais mornas.

 itaúnas - melhores praias do Espírito Santo

Itaúnas – melhores praias do Espírito Santo Foto Setur ES

 

2- Manguinhos

Balneário de Manguinhos é só amor ❤. Manguinhos  tem um ar bucólico, o que lembra muito Itaúnas, mas que não são semelhantes em nada. Manguinhos conta com 3 praias, sendo a praia da Enseada a mais badalada, pelo fato de ser próxima dos restaurantes com gastronomia de primeira. O Balneário fica na cidade Serra, na região metropolitana, pouco mais de 20KM da capital Vitória.

 

Veja mais: Roteiro pelo Espírito Santo

manguinhos - melhores praias do Espírito Santo

manguinhos – melhores praias do Espírito Santo

3- Praia dos Padres 

A Praia dos Padres, em Guarapari é um recanto maravilhoso para quem busca por um lugar mais sossegado. Tanto que o acesso pela praia é meio escondido, e requer uma descida numa escadaria rodeado de verde. É em Guarapari que onde o fluxo maior de turistas vão, pelo fato da cidade ter mais de 50 praias. A cidade saúde (como é conhecida), fica na região metropolitana e pouco mais de 1h de carro de Vitória.

Praia dos Padres, Guarapari

Praia dos Padres

 

Veja mais: Aluguel de carros com os melhores preços do Estado

4- Praia da Concha – Barra do Jucu

É uma praia pequeninha na Barra do Jucu, em Vila Velha, na região metropolitana. A praia é bastante usada por pescadores por ter a maré mais mansa da região. E é uma boa escolha. Para chegar na praia é necessário fazer uma pequena trilha. Barra do Jucu é um dos lugares mais ricos de tradição capixaba – o carnaval e o congo são fortes por ali.

Barra do Jucu- melhores praias do Espírito Santo

Barra do Jucu- melhores praias do Espírito Santo

 

5- Areia Preta

A praia de areia preta, fica em Iriri, em Anchieta. Iriri é um dos destaque do litoral sul capixaba por conta do carnaval que é bem badalado. O distrito possui uma ótima infraestrutura com hotéis e gastronomia de primeira. A praia da Areia preta tem um mar bem manso, sendo uma boa pedida para quem estiver com crianças. Ah, o pôr-do-sol dali é coisa mais linda . Encontre hospedagem com os melhores preços em Iriri.


Booking.com

praia da areia preta

praia da areia preta




6- Barra Nova

Barra Nova fica em Guriri, em São Mateus,  no norte do Estado. É um encontro do mar com o Rio Mariricu . O ar é meio bucólico, criando um clima ainda agradável. As águas são mornas e com pouca correnteza. Por ali encontramos ótimos restaurantes, permitindo passar o dia. Uma boa dica para quem estiver indo para Itaúnas.
Veja as melhores opções de hospedagem em Guriri

barra nova - melhores praias do Espírito Santo

Barra Nova – melhores praias do Espírito Santo

7- Ilha do Boi

Vitória possui algumas praias, com a maioria inapropriada para banho. Mas a praia da Ilha do Boi é um das mais bombadas no verão da capital capixaba. A água é bem gelada, principalmente no verão. Não possui estrutura de quiosques ou restaurantes. Único lugar que oferece algo do tipo é o Hotel Senac Ilha do Boi, que possui restaurante aberto ao público, porém, não sabemos as regras sobre entrada com trajes de banho.

Ilha do Boi - melhores praias do Espírito Santo

Ilha do Boi – melhores praias do Espírito Santo

 

 8-  Coqueiral de Aracruz

A praia de Coqueiral de Aracruz fica na cidade de Aracruz, litoral norte. O balneário é um lugar maravilhoso e merece atenção. É uma praia bem mais família, com maré baixa. Os coqueiros que cercam o ambiente fazem toda diferença na experiência. O pôr-do-sol dali é coisa mais linda! A praia fica do ladinho do Coqueiral Praia Hotel, que tem entrada pro mar e tudo.

Coqueiral de Aracruz - melhores praias do Espírito Santo

Coqueiral de Aracruz – melhores praias do Espírito Santo

 

9-  Praia da falésias e Lagoa do Siri

Lá no extremo sul, em Marataízes, encontramos a praia das falésias que não é tão apropriada para banho assim, por causa da sua maré que é extremamente forte. É um bom lugar apenas para apreciar a beleza quase intacta da mãe natureza.

Mas bem ao lado da praia, encontramos a lagoa do siri, que costuma receber muita gente no verão. A lagoa é uma delícia e em volta tem alguns restaurantes bem bacanas. Marataízes é legal ficar ao menos um dia explorando a cidade. São cerca de 3 horas de Vitória, o que deixa bem cansativo bate-volta. Confira as melhores oferta de pousadas na região.

praia das falésias, Marataízes - melhores praias do Espírito Santo

praia das falésias, Marataízes – melhores praias do Espírito Santo

lagoa do siri

lagoa do siri

 

10- Praia da Costa

E para encerrar nosso top 10 das melhores praias do Espírito Santo, a Praia da Costa foi nossa última selecionada. Praia da Costa é um dos balneários mais famosos e badalados da Grande Vitória. Mais pro final da orla, é onde se concentra a maioria das pessoas, devido aos restaurantes tradicionais mais próximos

o que fazer no espírito santo

Extras

Como foi bem difícil selecionar o Top 10 das melhores praias do Espírito Santo. Vamos deixar um extra com algumas outras praias tão legais quanto as que entraram na lista.

11- Praia de Piúma

A Praia de Piúma é uma opção, principalmente para quem estiver com crianças. A maré é bem calma e com águas bem mornas. Piúma fica no litoral sul capixaba.

 

12- Três Praias/ Bacutia – Guarapari

As Três praias em Guarapari é uma das praias mas charmosas da cidade. Por lá não existe infraestrutura alguma. O acesso se dá pela praia dos Adventistas, fazendo uma pequena trilha.

Bacutia

Fica em Nova Guarapari, e é bem movimentada, principalmente pelo público jovem. No verão a praia costuma ser uma das queridinhas dos turistas e visitantes da cidade.

Três Praias Guarapari

Três praias



Booking.com

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

29 Resultados

  1. Adorei a lista, quero voltar para conhecer Manguinhos. Adorei a tranquilidade da Ilha do Boi, pena que quando eu fui o tempo estava ruinzinho, também preciso voltar.

  2. Ana Carolina Santos disse:

    A Praia da Costa é minha predileta!! Lugar que a gente mora sempre fica no coração! Mas quero muito conhecer Barra Mansa!

  3. PASCOAL PIMENTA DA SILVA disse:

    Rapaz!
    Citaste todas circunvizinhas, não citar praia do morro – sinceramente!!!

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Pascoal!Não colocamos Praia do Morro mesmo, porque achamos as outras melhores. Eu, por exemplo, não gosto de jeito nenhum da praia do morro. Já a Nathana, gosta de um pedaço da praia. Então, chegamos a conclusão das outras praias que gostamos mais :D

  4. Natalie disse:

    Oi, Deivson. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  5. Minhas duas praias preferidas no roteito: Coqueiral de Aracruz e Praia das Falésias em Marataízes! O litoral capixaba é lindo demais <3

  6. Não conheço Barra Nova ainda, mas tá na lista e não passa deste verão.

  7. Ed disse:

    ola Deivson,
    Sou paulista e gosto muito das praias do Nordeste, mas tenho muita vontade de conhecer o Espirito Santo, seu post foi bem claro, ótimas fotos e reforçou o desejo de logo dar um pulo por aí.
    Você acha que para os deslocamentos é preciso alugar carro? conhece alguma locadora regional? qual a melhor epoca do ano para se viajar ao ES? Obrigado

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Ed! Alugar carro é fundamental para locomoção em outras cidades no ES. Existem linhas de ônibus para norte e sul, mas transporte público par regiões são deficientes e demorados. No aeroporto e entorno existem várias empresas de confiança e a algumas até famosas pelo grande público, como a localiza, por exemplo. Na baixa temporada, é uma boa opção também, sendo que o tempo quase sempre é quente no litoral. Épocas de chuvas são em março e novembro, mas nunca sabemos ao certo com esse tempo maluco dos dias atuais.
      Aqui tem sugestão de roteiro de 5 dias no ES: http://www.capixabanaestrada.com/2017/01/o-que-fazer-no-espirito-santo-3-dias.html

      Depois avisa quando vem pra cá

      Abraço

  8. Marcelo disse:

    Bom dia.
    Onde no litorial Capixaba as aguas já são mais mornas?

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Marcelo! O litoral norte, lá no extremo norte, em Conceição da Barra a água já é mais morna.

      • Oliveira disse:

        Muitas praias do litoral norte (extremo norte) ficaram impróprias para banho após a contaminação do Rio Doce. Convém pesquisar antes de ir

  9. Edvander disse:

    As que mais gosto (não necessáriamente nessa ordem) são Bacutia, dos Padres, três praias, do ermitão, itaunas, da Costa, do Boi, perocanga, setiba, entre outras. Mas a minha predileta é as três praias;

  10. Cecília Vieira disse:

    Deivson, quero ir com a família que tem crianças e as vovós. Vamos de trem. Melhor se hospedar perto da Praia da Costa ou em Manguinhos? Grata!

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Cecília! melhor ficar na Praia da Costa ou em Vitória!Ficar em Manguinhos é contramão para conhecer outros lugares (são 20Km da capital) . E ficando em Vitória ou até mesmo na praia da costa, é mais central de explorar outros lugares :)

  11. Claudio disse:

    Qual das praias é melhor para ir com criança?

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Claudio. Olha, as praias de Iriri são bem mansas. Acho que é uma das melhores, na minha opinião, para ir com crianças. Dá para chegar de ônibus saindo de Vitória (vai até guarapari e de lá pega outro), são cerca de 3h + -. Guarapari também pode ser uma boa, como meaípe, por exemplo. Já no extremo litoral sul, tem marataízes, a lagoa do siri é show!

  12. Marcelo disse:

    Faltou a praia de Castelhanos, em Anchieta. Água limpa, ondas ótimas para curtir e limpeza.

  13. Lucineia da Veiga Lourenço disse:

    Boa tarde Deivson. Se a situação da Pandemia melhorar temos voo marcado para início de janeiro 2020 para capital. Estou em dúvida sobre melhor local para hospedar considerando queremos conhecer Anchieta, Guarapari, Aracruz, Domingos Martins, Santa Teresa e Serra. Iremos em 3 mulheres ( eu, minha mãe e filha, e meu netinho de 1 ano) e gostaria de saber se é fácil ir de ônibus para essas cidades ou se nelas existe Uber para deslocamento, ou ainda se tem algum receptivo que possa indicar que faça bate e volta de Vitória ou Vila Velha para essas cidades no entorno. Obrigada. Parabéns pelo conteúdo do Blog, excelente.

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Lucineia. Desculpa a demora pelo retorno. Então, recomendo ficar em Vitória. Em algum hotel ou airbnb em um apartamento fechado. Aqui tem voucher de R$350 de desconto para sua primeira hospedagem: https://www.airbnb.com.br/c/dsantana76. Tem ônibus saindo para todas essas cidades. A maioria você pega na rodoviária de Vitória mesmo. Para Serra, vocês podem ir de uber ou transporte público que atende toda região metropolitana.
      Espero que goste do ES. Depois avisa o que achou, tá? Beijo

  14. Lucineia da Veiga Lourenço disse:

    Muito obrigada pela gentileza em retornar. Vou seguir suas dicas. Parabéns por promover o turismo do nosso país com tanta dedicação. Sucesso e muitas bençãos a você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.