O que fazer em Conceição da Barra – Roteiro pelo litoral

Se tinha uma cidade capixaba que eu era louco para conhecer, era Conceição da Barra. O município é o último do litoral do norte, já fazendo divisa com a Bahia. A cidade me surpreendeu positivamente, tanto que já ando pensando em um próximo final de semana por lá. O meu roteiro na cidade foi bem tranquilo e deu para ver bastante coisa. E sim, tem bastante coisa para o que fazer em Conceição da Barra.

Conceição da Barra está a pouco mais de 250 Km da capital capixaba. A cidade possui um clima maravilhoso de litoral, onde o sol reina o ano todo. Tem um dos carnavais de rua mais famosos do Estado. Fora que tem presença forte de manguezais e  riqueza cultural.

Desde 2010 a cidade colocou quebra-mares em vários pontos da cidade (do centro até Bugia). A região de Bugia foi a que mais sofreu com a erosão marítima, tendo boa parte do bairro destruído. Com os quebra-mares, os problemas diminuíram bastante.

Atualmente, quem sofre desse problema é a praia de Guaxindiba, mas pelas notícias divulgadas, a prefeitura irá fazer o possível para não prejudicar moradores locais.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra

O que fazer em Conceição da Barra – O Roteiro

Estava com poucos dias para conhecer Conceição da Barra. Como fui em meio de semana em temporada baixa, não consegui fazer muita coisa, além do que aproveitar as atrações por perto. Apesar de ter viajado de ônibus para cidade, deu para explorar tudo a pé. Tem opções de locação de bicicletas também, o que ajuda a ir para mais longe.

 

<
 

Centro Histórico

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Foi erguida no século XII. O local abriga aspectos arquitetônicos das construções jesuítas do Espírito Santo no século XVI. A igreja costuma ficar aberto durante o dia para missas e visitação.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra. Igreja de Conceição da Barra

Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca

Localizado a beira do Rio Cricaré, o imóvel é de 1786, passando por vários donos. Desde 2014 pertence a prefeitura municipal, com a intenção de valorizar as manifestações culturais e artísticas de Conceição da Barra. O imóvel já foi até um hotel! Apesar da prefeitura ser a responsável, por dentro precisa de uma reforma urgente. No 2º andar todos os ambientes estão abandonado. A estrutura daria um super museu.

Veja mais: Roteiro por Itaúnas

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra. Casa da Cultura

Cais do Rio Cricaré

O pôr-do-sol no Cais é um espetáculo, mas não tivemos essa graça alcançada, porque nossos dias pela cidade foram nublados. O Cais é um dos pontos de pesca, é um lugar bem sossegado e bonito.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra . Cais de Conceição da Barra

Letreiro

Fica no final da orla, já na praia de Bugia, entre o rio e a praia. O letreiro é novidade na cidade e já virou atração turística.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra . letreiro

Veja mais: Encontre hospedagem em Conceição da Barra com os melhores preços

Praias

Praia  do Farol

Está entre a Foz do rio Cricaré e vai até ao farol da Barra. A presença de restinga é muito alta, o que deixa um ar de mais bucólico. Porém, na época que fui, achei as ondas um pouco fortes. A praia fica próxima ao farol, que está desativado, mas é ponto turístico local.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra . praia do farol

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra . Farol de conceição da Barra

Praia da Barra

Fica em todo o centro da cidade. Conta com presença de quiosques e restaurantes. O calçadão é amplo, com ciclovia. Por ter um mar mais agitado, a presença de surfistas é grande.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra

Praia da Guaxindiba

Essa praia vem ganhando cada vez mais atenção dos moradores locais e dos turistas. O balneário não possui intervenção humana, o que deixa com ar mais selvagem. As ondas são mais fracas, principalmente na temporada baixa. É perto também da Foz do Rio Itaúnas. Aliás, a área da praia já pertence a o parque Estadual de Itaúnas, uma área de preservação.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra. praia de Guaxindiba

Praia das Meleiras

Existem dois jeitos de chegar: atravessando o rio de barco ou indo por São Mateus. Não conseguimos conhecer, pois nosso tempo foi bem corrido na cidade. Mas pelas pesquisas, a praia não tem estrutura alguma (é quase deserta), além de não ter sombras. Então, vale um passeio apenas para conhecer bem rapidinho.

 

Praia de Itaúnas

Situada no distrito de Itaúnas, cerca de 25 km do centro. A praia é uma das mais frequentadas da cidade, sem sombra de dúvida. As águas são mornas e o a beleza que se dá pela praia é por causa das dunas  dentro do Parque Estadual de Itaúnas.

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra. Dunas de Itaúnas

Praia do Riacho Doce

Também faz parte do parque Estadual de Itaúnas. É a última praia do Espírito Santo e faz divisa com a Bahia. Existem quiosques por ali, tanto que alguns até brincam com frases “esse é o último quiosque do Espírito Santo” ou “Esse é o primeiro quiosque da Bahia”. A praia já foi considerada uma das praias desertas mais bonitas do Brasil pela revista “viagem e turismo”.

 Festivais

A cidade conta com vários festivais, que a cada ano vem atraindo cada vez mais público.

Abaixo está listado os principais festivais da cidade.

  • Fenfit – Forro de Itaúnas – normalmente acontece nos meses de junho ou julho.
  • Festa de São Pedro (dos pescadores) com a moqueca gigante – julho
  • Festival Gastronômico de Itaúnas
  • Festival de camarão –  outubro (2018)
  • Réveillon
  • Carnaval
o que fazer em Conceição da Barra (1)

o que fazer em Conceição da Barra. Foto reprodução

Onde se hospedar

A cidade conta com várias opções de hospedagem, de vários tipos de gostos. Então vale dar uma pesquisada.

Veja mais: Encontre hospedagem em Conceição da Barra com os melhores preços

o que fazer em Conceição da Barra

o que fazer em Conceição da Barra

 

Alimentação

A cidade vem ganhando vários estabelecimentos bacanas. A presença de pratos com frutos do mar é grande, assim como em todo litoral do Estado. O preço médio de uma moqueca para 2 pessoas é de R$90. Há várias lugares oferecendo self-service também

Para vida noturna e happy hour, o Taberna do Capitão é uma boa pedida. O empreendimento conta com um cardápio vasto de petiscos. Ainda tem saladas diversas com frutos do mar, batata, etc. Os preços são bem atrativos. A salada de camarão (camarão VM), é composta por camarões, cebola e pimentão vermelho, custou R$10 – 100 gramas, acompanhado de torradinhas e cebolas temperadas.

Os drinques também não ficam para trás, viu? Várias opções e preços excelentes. O atendimento é impecável, equipe bem simpática e disposta.

o que fazer em Conceição da Barra.

o que fazer em Conceição da Barra. Taberna do capitão

Quando ir

Conceição da Barra é cidade litorânea com sol o ano todo. Então, é uma ótima pedida o ano inteiro. De dezembro a fevereiro  e durante o festivais da cidade, principalmente o Festival de Forró, a cidade fica bem cheia. Alguns lugares os preços são até mais salgados, por isso, vale a pena deixar tudo reservado antes, caso seja nessas épocas.

Como chegar

Para quem vai de carro só seguir pela BR 101. Quem vai de ônibus, a viação águia branca conta com 3 horários diários saindo de Vitória e de Conceição da Barra. Para seguir até Itaúnas, é  viação Mar aberto que faz a rota com 3 horários diários também, com saída ao lado da rodoviária de Conceição da Barra.

Salve essa imagem no Pinterest para consultar esse texto posteriormente 
o que fazer em conceição da barra (

 

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.