O que fazer no Jalapão – Roteiro de 3 dias em Mateiros




Texto de autora convidada: Jadhy Nogueira, Jornalista.

Localizado a 300 km de Palmas, A região do Jalapão está situada a Leste do Tocantins, e engloba três cidades: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix. O Japalão é um paraíso na terra! E eu vou contar aqui sobre o que fazer no Jalapão, em um roteiro de 3 dias.

A vegetação predominante é de Campos e Cerrado, com destaque para a beleza das áreas de Veredas, que dão um toque especial ao cenário de novela por abrigar buritis e cajaranas. É onde também nasce o famoso Capim Dourado, matéria prima para o artesanato local.

Há quem diz que o Jalapão é bruto, e é! Mas, isso acontece por ainda ser uma viagem bastante rústica, de acesso complicado, com longa distância de um atrativo até outro e as estradas que são péssimas. Em sua maioria, são estradas de terra/areia.

Além de não ter sinal de celular/internet, o calor é de matar! Sabe aquele ditado um sol para cada um? Pois é! Até na sombra o lugar é quente, mas, vale o esforço para conhecer, mas, tem que ter disposição!

 

O que fazer no Japalão- roteiro de 3 dias

O que fazer no Japalão- Fervedouro Bela Vista

O que fazer no Jalapão – Roteiro de 3 dias em Mateiros

É importante contratar uma agência, viu? Eu fechei meu pacote com a Jalapão Mix Tour e no pacote estava incluso hospedagem/café da manhã/almoço/lanche/água/janta e entrada nos atrativos. Dentre todas as agências que procurei, foi o melhor atendimento/preço, ficando TUDO por apenas R$1600 (preço dezembro/2019).

Mas e o que ninguém conta sobre o Jalapão? Os fervedouros possuem capacidade máxima e tempo de permanência. Ou seja, não pensa que você vai passar o dia inteirinho neles, tá? O limite é de 20 minutos e dependendo do fervedouro, entra no máximo 6 pessoas por vez.

1° dia:

– Cânions Sussuapara
– Cachoeira da Velha
– Prainha do Rio Novo
– Dunas

O que fazer no Japalão

O que fazer no Japalão – Cachoeira Velha

2° dia:

– Fervedouro Encontro das Águas
– Cachoeira do Formiga
– Fervedouro Buritis
– Fervedouro do Ceiça
– Loja Capim Dourado para comprar lembrancinhas

O que fazer no Japalão- roteiro de 3 dias

O que fazer no Japalão- Fervedouro Encontro das águas

3° dia:

– Fervedouro Bela Vista.
– Fervedouro do Alecrim.
– Serra da Catedral

O que fazer no Japalão- roteiro de 3 dias

O que fazer no Japalão- Fervedouro Bela Vista

DUNAS:
As dunas de Mateiros é um cenário inesquecível, principalmente se você der sorte de ver o pôr do sol. As dunas possuem 30 metros de altura e delas é possível ainda ver a paisagem formada pela Serra do Espírito Santo, de formação arenosa, cuja ação dos ventos causa sua erosão, originando as dunas.

O que fazer no Japalão- roteiro de 3 dias

O que fazer no Japalão- Dunas

FERVEDOUROS:
Os fervedouros do Jalapão são, literalmente, oásis no deserto. Atualmente uma dezena deles é explorada turisticamente. Em meio à vegetação fechada por bananeiras, surge um poço de água cristalina. A água brota com tanta força, que faz com que a gente flutue.

CACHOEIRA DA FORMIGA
Cercada por muito verde, a cachoeira com águas num tom verde-esmeralda é composta por samambaias e palmeiras nativas. UM LUGAR LINDO e que ainda conta com uma piscina natural no pé da cachoeira!

O que fazer no Japalão- roteiro de 3 dias

O que fazer no Japalão- Cachoeira Formiga

SERRA DA CATEDRAL
Uma das formações rochosas impressionantes desta região cuja geologia é formada por rochas sedimentares da era mesozoica com cerca de 135 milhões de anos. O final do passeio foi aos pés da Cateral para contemplar tamanha beleza.

 

Jalapão por conta própria

Muitas pessoas  se arriscam a fazer todo percurso sozinho. Porém, acho mais certeiro com uma agência, um guia faz todo diferença, além de evitar perrengues, principalmente com carro convencional. Dias de chuva, algumas estradas podem atolar o carro, e por aí vai.

Em todo circuito, você encontra hospedagens. A minha foi na Cidade de São Félix, na Pousada Bela Vista  em um quarto de casal, com televisão, ar condicionado e direito a café da manhã.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.