Atualizado em Janeiro de 2017
O convento da Nossa Senhora da Penha é sem dúvida o ponto turístico mais visitado e mais bonito do Espírito Santo. Mas antes da nossa visita, vamos falar como tudo aconteceu.
Em 1535 o descobridor português Vasco da Gama Coutinho fundou a cidade Vila do Espírito Santo, passando a se chamar Vila Velha em 1558.
História do Convento da Penha
Segundo a lenda, o Frei Pedro Palácios desembarcou na cidade em 1958 trazendo consigo o painel de Nossa Senhora das alegrias com o menino Jesus. O Frei resolveu então abrigar o painel numa gruta conhecida como Gruta do Frei Palácios. O painel sumiu por 3 vezes em seguidas, sendo reencontrado em cima do penhasco. Isso foi entendido como uma mensagem da santa para o Frei.
E foi naquele penhasco, que em 1562, foi iniciada a construção da capela dedicada a São Francisco de Assis. Anos mais tarde, a capela recebeu a imagem da Nossa Senhora da Penha, que vinda de Portugal. Depois a capela foi tomando espaço até se tornar a construção de hoje: O Convento. (A capela ainda existe dentro do convento).
Festa da Penha
A Festa da Penha é a maior festa religiosa do Espírito Santo, que acontece sempre nos meses de Abril, em homenagens à santa padroeira. A festa já chegou a reunir mais de 1 milhão de pessoas de todo país com missas e procissão de homens e mulheres que acontece durante uma semana.
Em cima de um penhasco com 154 metros de altura, perto do mar, rodeado pela Mata Atlântica, o convento da Penha é atualmente é um dos santuários mais antigos do país.
Toda vez que vem algum familiar meu de fora do estado, faço questão de leva-los até o convento, e todos ficam admirados com a beleza que o lugar proporciona.
Existem duas opções de caminhos: A ladeira de Penitência (somente para pedestres) e a ladeira juntos com os carros, porém que for pela penitência tem que ter muito pique (ladeira muito íngreme, sendo a mais rápida que a de carro). Essa é boa opção para ver os bichinhos que na mata vivem (macacos, pássaros e até mesmo aranha).
Para quem for de carro, pode subir tranquilamente pela estrada e ainda usar o estacionamento gratuito, de segunda a sábado. Nos domingos carros não sobem. Há opção de van que sai de 15 em 15 minutos com um precinho bem legal (menos de R$ 5, ida e volta).
Durante todo o dia, existem celebrações de missas na igreja. Detalhe que não existem bancos para os fiéis sentarem, com isso o tempo de duração da missa é bem curtinha.
Minha parte preferida do lugar é próximo do estacionamento, onde consigo ver boa parte da 3° ponte (que liga Vitória x Vila Velha), o Batalhão do exército e parte da capital Vitória.
Informações:
Portões
De segunda a sábado: de 5h15 às 16h45
Domingo: de 4h15 às 16h45
Secretaria:
Diariamente: das 7h30 às 17h00 Tel.: (27) 3329-0420
Endereço:
Rua Vasco Coutinho, S/Nº, Prainha, Vila Velha.
Telefone: (27) 33290420
Até a próxima!
Parabéns pelo post e também pela indicação como um dos blogs da semana do CBBlogers.
Abraço
Ruthia d'O Berço do Mundo
Que bom que gotsou, Ruthia!!!! Obrigado!