Paneleiras de Goiabeiras

 

Fomos conhecer um cenário turístico diferente, mas de grande importância no mercado artístico e cultural do estado: Aspaneleiras de goiabeiras.

– Sim, as trabalhadoras que produzem as famosas panelas de barro do estado!

O galpão onde trabalham e é a associação, está localizado no bairro Goiabeiras, em Vitória, próximo da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

As paneleiras de Vitória- ES já são reconhecidas em todos os lugares do Brasil e em vários países do mundo afora. São mais de 400 anos de geração que elas usam uma técnica indígena para a produção das panelas.

A argila queimada era fabricada pelos índios ainda antes da colonização portuguesa. Esta tradição se mantém viva graças às paneleiras, que continuam fabricando artesanalmente as autênticas panelas que servem para preparo de vários pratos como: a Moqueca capixaba e a torta capixaba.

Atualmente elas já possuem o selo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional) o que fazem referência ao material fabricado por elas.

paneleiras de goiabeiras

O processos de fabricação são divididos em três etapas:
1) A modelagem manual da argila;
2) queima da modulagem a céu aberto;
3) impermeabilização com tintura de tanino – produto extraído da casca do mangue- vermelho que dá coloração final ao produto.

No galpão onde são produzidas e comercializadas, é aberto as visitas, sendo possível acompanhar todas as etapas da produção do produto, desde a sua modelagem à queima, que é feito no terreno ao lado do galpão. Não conseguimos acompanhar a queima.

paneleiras de goiabeiras paneleiras de goiabeiras

Mas a parte mais legal é a “aula” que algumas  paneleiras dão. Você pode marcar de ir com algum grupo, combina com a paneleira de sua preferência, e no dia aprende o modo de fazer uma panela. Você coloca a mão na massa – digo, no barro- literalmente , é bem legal a experiência. Não se preocupe que elas te auxiliam para sua panelinha ficar bem bonita. Vale lembrar que o barro que elas usam não faz para saúde. O preço da aula é de R$10 ( de Maio de 2016), agendado.

Estamos no Pinterest. Salve esta foto abaixo em uma das suas pastas ?Paneleiras de Goibeiras

Paneleiras de Goibeiras

paneleiras de goiabeiras

paneleiras de goiabeiras

 

Serviço:

Endereço: Rua das Paneleiras, 55, Goiabeiras
Mais informações: (27) 3132-8351
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 18 horas.

Telefone da Rosineia (aula): 27 99862 -3972

*E como disse o jornalista Cacau Monjardim: “Moqueca é capixaba, o resto é peixada!”*

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Essas panelas são bem boa né, a minha mãe adora cozinhar em panelas de barro a comida fica muito boa..
    http://www.falareh.wordpress.com/

  2. Adooooro essas histórias e experiências! Coloquei na lista para quando for ao Espírito Santo! abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.