Trilhas do Morro do Moreno

Atualizado em Agosto de 2016
Quem chega na cidade de Vila Velha pela 3° ponte – principal via de ligação entre Vitória e Vila Velha – se depara com o convento da Penha no seu lado direito e o morro do moreno ao lado esquerdo, ambos cartões postais do município e do estado.
Quem passa pela terceira ponte, normalmente não dar nada pelo lugar que é rodeado de mata atlântica, mas garanto que se você visitar, irá se encantar.

A melhor parte disso tudo? A vista incrível de alguns lugares de Vila Velha, boa parte de Vitória e até um pedacinho da Serra. Fomos pela trilha principal, que é a que todos conhecem, com acesso na Praia da Costa. Existem mais duas trilhas alternativas, mas ainda não conhecemos.

morro do moreno

morro do moreno

Além de conhecermos a trilha que leva até a barriga da macaca (a principal), conhecemos também a testa da macaca, por lá você fica mais próximo da Terceira Ponte e do Convento. Ah, vale lembrar em dizer que o pôr-do-sol dali é magnífico. Logo após a subida terá uma curva a direita, no lado esquerdo você verá um caminho, só seguir por ali mais uns 100 metros com subida na rocha.

Caso você não saiba, o Morro do Moreno passa uma impressão de uma macaca grávida, por isso os nomes das trilhas. ;)

morro do moreno

Foto: Reprodução| Olha aí o morro do moreno ao longe. Lembra mesmo uma macaca,né?

 

morro do moreno

Testa da macaca

morro do moreno

Testa da macaca

A subida pode se tornar exaustiva dependendo do horário que decidir ir. Recomento que suba logo no amanhecer do dia ou no finalzinho da tarde. Nesses horários o clima é mais fresco e a visão se torna ainda mais bela. Mas normalmente o tempo percorrido até chegar na barriga da macaca é de uns 20 minutos.

morro do moreno

Esse foi um dos cenários da nossa subida, na parte da tarde.

 

O morro do moreno não é só apenas um ponto turístico, não! O lugar pertence a história do Espírito Santo. Logo quando chegou no estado, Vasco Coutinho estabeleceu João Moreno como “vigilante” dos navios que se aproximavam da costa capixaba. O lugar foi o primeiro posto de observação da província. Por isso o nome do morro que tem 274 metros de altura.

E para aqueles que querem se divertir com mais emoção e adrenalina, o monumento é palco do rapel e de parapentes, os preços são bem camaradas. Só não fiz ainda, por um certo medo! No futuro próximo, quem sabe, né?!

Como chegar:

Para chegar no Morro no Moreno é necessário ir pela Avenida Gil veloso, em seguida entrar na rua João Joaquim da Mota, no final da rua. O bairro é Praia da Costa, Vila Velha,

 

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Olá Deivson. Venho agradecer e retribuir a sua amável presença lá no blog.
    Já morou em Portugal? Quando foi isso? Eu também já morei no seu belo país, no estado de SP. E adorei.
    Se um dia voltar e visitar a sua região, peço-lhe umas dicas para preparar um roteiro, ok?
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  2. Ahh quero conhecer este lugar. URGENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.