Mirante do Leme – fugindo dos clichés

Morros, florestas, mar, praias e sol. É assim que sintetizo nossa Cidade. Aprecio todos estes elementos, mas a contemplação panorâmica eu gosto de fazer do alto, lá dos mirantes. O Cariocando visitou o Forte do Leme, mais conhecido como Mirante do Leme, lá no bairro do Leme, entre a Urca e Copacabana. Se você cansou dos lugares aglomerados, conheça o Mirante do leme – fugindo dos clichés.

A visita ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias foi sugerida pelo Administrador do Capixaba na Estrada, Deivson Santana e desde já quero agradecê-lo pela brilhante sugestão de matéria.

O passeio nessa reserva de proteção ambiental inicia por uma trilha de pedras que conta a história da Via Dolorosa por onde passou Jesus Cristo antes de sua crucificação, em forma de obras de arte fixadas durante todo o caminho até a chegada ao Forte do Leme. Também é contemplada pelo cheiro da vegetação, pelo canto dos pássaros, pelas brincadeiras dos micos e pela vista diferenciada das ondas quebrando nas pedras. Lá em cima, o interior do Mirante possui paióis que foram transformadas em salas de exposição de arte, que conta a história das bandeiras desde a chegada da coroa portuguesa, outra obra muito bonita intitulada ‘’Olhos da Natureza’’ compreende fotografias da fauna local, e a última sala expõe os equipamentos antigos e instrumentos de orientação.

mirante do leme

Ao longo da caminhada.

Olha o mico aí

Olha o mico aí

Acima destas salas, a vista privilegiada do mirante em 360 graus. De toda a vista, destaco o Pão de Açúcar, parte da Praia vermelha, a Praia de Icaraí em Niterói ao fundo, o horizonte do Atlântico e as Praias do Leme e de Copacabana com um fundo composto pelo Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Cristo Redentor. Há também duas espécies de binóculos que utilizei com o celular para fotografar o Cristo Redentor, praia de Icaraí e observar pontos longínquos como os Fortes de Niterói e de Copacabana. A distração fica por conta de muitos micos que insistem em pedir comida e fazer palhaçadas.

mirante do leme (7)

mirante do leme

mirante do leme

mirante do leme

Cristo pelo binóculo

Recomendações e informações importantes:

  • É proibido usar trajes de banho ou ficar sem blusa;
  • Não pode levar bebida alcoólica;
  • Não pode alimentar a fauna;
  • O estacionamento é apenas para militares;
  • Maiores de 60 anos, menores de 10 anos e militares têm gratuidade a qualquer dia;
  • Estudantes pagam meia entrada;
  • Existem banheiros e bebedouros no início e no final da caminhada;
  • A visitação é gratuita todas às terças-feiras para qualquer público;
  • O valor integral custa R$ 4,00;

Como chegar – Endereço

Para chegar ao local de carro, siga toda Avenida Atlântica sentido Avenida Princesa Isabel pela extrema direita, ou se você estiver no centro do Rio, siga o Túnel Santa Bárbara, depois o Túnel do Leme. Entre na Barata Ribeiro e contorne a primeira mão pela esquerda em direção à Avenida Atlântica depois vire à esquerda e siga direto pela via da extrema direita.

Aqueles que desejam ir de ônibus, a linha 472 Triagem x Leme passa pela Presidente Vargas, na Central do Brasil e pelo Botafogo Praia Shopping, basta saltar no ponto final.

Rua Almirante Júlio Noronha, s/ nº – Leme, CEP 22010-020. Fone: 3223- 5056.

Horário de Funcionamento

A reserva é aberta de terça a domingo e nos dias de segunda não abre, exceto em segundas de feriado, das 9:30 às 16:30, e no horário de verão, de 08:30 às 16:30;

Acabaram as alternativas clichês? Vai por mim, carioca aqui.

Um grande abraço e até a próxima matéria!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.