O que fazer no Espírito Santo – Roteiro de 5 a 7 dias
Direto me deparo com perguntas do tipo: Você pode montar um roteiro sobre o que fazer no Espírito Santo pra mim? Por isso, montei esse post com várias dicas legais, com sugestão para o que fazer no Espírito Santo, com um roteiro de 5 a 7 dias. laro que ainda irá faltar muita coisa, mas já dá pra ver o essencial para se apaixonar.
Primeiramente, o Espírito Santo é um lugar que encanta todos, tendo praias, montanhas, culinária de primeira, tradição, história e muito mais, coisa que pouca gente não conhece. E aqui você encontra hospedagens com os melhores preços em Vitória. Vale dizer que Vitória é ideal ser seu ponto base na região Metropolitana, na qual chamamos de Grande Vitória, afinal.
Nosso roteiro consiste em mostrar alguns lugares que são parada obrigatória, além de lugares poucos conhecidos pelos turistas. Vale lembrar que os meses que mais chove são entre outubro e dezembro. Janeiro pode cair uma chuvinha ou outra, mês de março pode acontecer algumas pancadas de chuvas também. Outro ponto importante: Para realização desse roteiro, é necessário ter carro. Dá para fazer muita tudo de ônibus pela grande Vitória sem grandes burocracias, mas o tempo será mais demorado. Por isso, aconselho alugar carro ou locomoção por app de transporte.
O que fazer no Espírito Santo
Guia Conheça o ES
O Guia Conheça o ES, é o primeiro guia capixaba a contemplar todas as 78 cidades do Estado. O material é digital, com dicas de atrações, hospedagens, restaurantes, além de artesanato, cultura e muitas fotos.
O Conheça o ES está sendo vendido por R$16.90, com mais de 400 páginas. Parte das vendas é doado para Projetos Sociais da Grande Vitória. Confira mais detalhes no site. É um material bem completo para te ajudar em o que fazer no Espírito Santo!
O que fazer em Vitória – Dia 1
A capital capixaba é linda, cheia de histórias. Com certeza você já deve ter visto uma panela de barro na vida, né? Vamos começar nosso roteiro no Galpão das Paneleiras, por lá você acompanha de perto a produção de panelas de barro de perto. Ainda é possível fazer sua própria panela. Mas pra isso, é necessário ver com elas em quanto tempo ficará pronta. Normalmente é algo de 3 dias para o processo final.
Gosta de história? O centro histórico de Vitória é muito rico, é um programa que ocupa 2 ou 3 horas do seu roteiro, isso se você for conhecer todos os lugares.
Hora do almoço você pode provar a legitima moqueca capixaba em algum restaurante da Ilha das Caeiras. A ilha das Caeiras é um lugar simples, mas é um berço da gastronomia capixaba. E por falar em Gastronomia, o blog Caixa de Viagens tem um artigo falando dos melhores restaurantes de Vitória.
Se quiser algo mais sofisticado, o Hotel Senac Ilha do Boi conta com almoço diariamente. Além do menu ser bem farto, o hotel tem uma visão magnífica da cidade, sendo o mais famoso e tradicional da cidade.
Na parte da tarde, você pode conhecer o Projeto Tamar, Parque Botânico Vale ou o Parque Pedra da Cebola.
Já para programa noturno, a rua da Lama e o Triângulo das Bermudas são dois lugares boêmicos, repleto de bares tradicionais e jovens da cidade. Nos blogs Guia Capixaba e Aline Approves você encontra várias opções muito boas de onde comer.
A- Convento São Francisco| B -Paneleiras de Goiabeiras| C- Ilha das Caeiras | D -Hotel Ilha do Boi | E-Projeto Tamar | F-Parque Botânico Vale | G -Parque Pedra da Cebola.
Onde se hospedar em Vitória
Como falei acima, pode fazer de Vitória sua base. A cidade conta com mais variedade e ofertas de hotéis do que sua vizinha Vila Velha.´
Opções de hostel, recomendo muito o Guanaaní localizado no centro e com nota bem boa no booking. Eu já conheço o Guanaaní e confio de olhos fechados, é um casarão de 1824, coisa linda!
O Ibis Vitória Praia de Camburi é uma das melhores opções para padrão 3 estrelas. Está numa área ótima, próxima do aeroporto, de frente pra praia, dos pontos noturnos e comércio geral. O Bristol Alameda Vitória também é um hotel ótimo. Ambos são próximos um do outro.
Na categoria 4 estralas tem o Golden Tulip Vitória, com vista maravilhosa dos quartos. Hotel de fácil acesso a tudo da cidade.
Veja outras opções de onde se hospedar em Vitória
O que fazer no Espírito Santo – Vila Velha
O que fazer em Vila Velha – Dia 2
A principal ligação de Vitória x Vila Velha se dá pela famosa 3° ponte, um dos lugares lindos para ver a ilha.
É em Vila Velha que está o principal ponto turístico capixaba: O Convento da Penha, obrigatório no seu roteiro do que fazer pelo Espírito Santo. O lugar é maravilhoso, com um visual incrível, além de fé e história rica.Você ainda pode acompanhar alguma das missas que acontecem ao longo do dia.
A fábrica de chocolates Garoto está situada na cidade também. Apesar da qualidade dos chocolates terem caído após Nestlé, é um lugar interessante para conhecer. Você pode marcar uma visita técnica para conhecer a fábrica, além de conhecer o museu Garoto e a Lojinha da Garoto (a lojinha não é mais barato que demais locais, mas é interessante que você pode comprar bombons da caixa separadamente).
A loja Garoto é o 2º ponto turístico mais visitado no Estado, provando ser um dos lugares mais legais para o que fazer em Vila Velha.
Vila Velha conta com praias belíssimas, uma delas é a Praia da Costa. Se estiver na região, não deixe de conhecer a praia secreta e o farol de Santa Luzia. Encontre hospedagem em Vila Velha com os melhores preços.
Museu Vale – O que fazer em Vila Velha
O Museu Vale é um dos cantinhos que gosto muito da cidade. Por lá, você conhece a história da estrada de ferro Vitória x Minas, entra numa Maria Fumaça de verdade e ainda tem um restaurante bem charmoso que é num vagão de trem.
Mas se você tem espírito jovem, que tal fazer uma trilha? O Morro do Moreno é uma dos lugares mais famosos da região metropolitana, para chegar ao topo, requer fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos. Mas no final compensa. Eu recomendo muito ir ao entardecer. É fantástico. Não é aconselhável ir sozinho.
Hospedagem: Encontre hotel no Espírito Santo
Veja Mais: Outras dicas do Espírito Santo
A- Convento da Penha| B – Fábrica Garoto| C- Praia da Costa | D- Morro do Moreno | E – Museu Vale.
O que fazer no litoral de Serra e Aracruz – Dia 3
Na cidade da Serra, região metropolitana de Vitória é uma boa para quem busca por praias, gastronomia e histórias. No litoral da cidade, os balneários de Manguinhos e Nova Almeida costumam ser os melhores pontos de parada. Manguinhos é uma vila com um clima bucólico, tanto que ainda existem várias ruas sem asfalto. Fora que os restaurantes dali são excelentes para quem aprecia boa gastronomia, assim sendo, deixando a experiência gastronômica ainda melhor.
No caminho de Manguinhos e Nova Almeida, a Casa de Pedra, em Jacaraípe é uma ótima atração. A história se resume no artista Neusso que construiu uma casa de pedra, hoje o local é um “Museu” com vários objetos feito de madeira disponíveis até para venda. No entanto, a rua vem ganhando vários outros artistas, e vale tirar um tempinho para conhecer algum deles.
Já em Nova Almeida, podemos conhecer as falésias, a igreja Reis Magos, que tem um mirante com um vista linda. O famoso quindim e o picolé de itu são bem famosos, dessa forma, se estiver com tempo, vá conhecer. Definitivamente, são maravilhosos. Vários capixabas que saem de Vitória no final de semana apenas para comer essas delícias, afinal.
Já no outro lado da cidade, podemos encontras as famosas Formigas Bordadeiras. O lugar é cheio de “mistérios”. É uma casa onde existem algumas árvores e formigas que desenham imagem da santa Nossa Senhora, além disso, “escrevem” versículos bíblicos. A história é bem interessante e te faz pensar em muita coisa. Para quem gosta de turismo religioso, é provável que curta essa história.
A- Manguinhos | B- Casa de Pedra | C- Falésias de Nova Almeida | D- Igreja Reis Magos | E- Quindim | F- Domingos Sorvetes | G – Formigas Bordadeiras
Dia 3 – opção 2 (Extra)
Se você estiver com tempo sobrando, conhecer Serra e Aracruz pode ser um casamento perfeito no seu roteiro pelo Espírito Santo. Aracruz conta com praias lindas, tem duas etnias de índios e um passeio bem legal de escuna. Conhecer as histórias dos índios é bem interessante. Eles tentam manter sua tradições em conservar a natureza, mas a cidade conta com algumas empresas grandes que fazem tudo o contrário, só poluição e desmatamento. Em resumo: É uma “luta” bem delicada. Eles sabem o quanto a natureza só traz benefícios para os seres… Visitar uma aldeia indígena pode ser uma ótima opção, principalmente para saber mais sobre a cultura e história deles. Poucas pessoas sabem que é um passeio legal e desconhecem sobre o que fazer no Espírito Santo, mas garanto que é um passeio riquíssimo.
O que fazer no Espírito Santo
Praias de Guarapari – Dia 4
Agora, se quiser conhecer as praias mais famosas do Espírito Santo, Guarapari é a pedida ideal. É em Guarapari que está o Parque Paulo César Vinha, tendo como espetáculo uma lagoa para se refrescar. A cidade saúde como é conhecida, é o município que mais recebe turistas ao longo do ano. A cidade é uma maravilha, mas em baixa temporada (fora do verão), porque na alta temporada é impossível transitar na cidade. Tem trânsito, muita gente, praias lotadas, preços muito mais caros, enfim.Veja aqui as melhores praias de Guarapari, na minha opinião.
A cidades está cerca de 60 Km da capital, mas vale a pena fazer o bate e volta. Encontre opções de hospedagem em Guarapari com os melhores preços.
Dia 4 – Opção 2: Iriri, Anchieta
Iriri é o distrito mais charmoso o litoral sul. Ele fica bem pertinho de Guarapari, cidade vizinha. Em Iriri podemos encontrar 4 praias calmas, boa gastronomia e uma rede muito bacana de pousadas e hotéis. O distrito faz parte do município de Anchieta, tem um clima mais bucólico, lembra até cidadezinha do interior. É um paraíso no litoral sul e uma ótima dica para incluir no seu roteiro sobre o que fazer no Espírito Santo. Na alta estação costuma receber um fluxo maior de turistas, mas não tanto quanto Guarapari.
Dica: Paradona na Estrada
Para quem passa pela BR- 101 sul, em Anchieta, em frente ao trevo de Piúma está a Paradona Capixaba. Uma parada de estrada com amplo e arejado salão, ambiente bem iluminado, novo e muito limpo. Por lá, encontramos opções de self-service, uma lanchonete com muitas variedades de salgados e sanduíches, e ainda na loja de conveniência, além de biscoitos e chocolates, encontramos diversos produtos de fabricação local, verdadeiras delícias caseiras! Afinal, não deixe de provar o peixe do self-service, viu? Perfeito!
Para quem está na estrada e precisa de uma parada rápida, a lanchonete é uma excelente pedida, ofertando pastéis, salgados, pão com linguiça, pão na chapa e lanches diversos. Aquele cafezinho para recompor, sabe? A gente encontra ali. Segredo: Quem segue eles no instagram, ganha desconto! @paradonacapixaba.
Outro ponto positivo: no banheiro masculino existe fraldário também! Uma iniciativa que com certeza faz diferença na experiência dos pais viajantes.
O que fazer em Pedra Azul – Dia 5
Se você já prefere o clima ameno, Pedra Azul , localizado em Domingos Martins, nas montanhas capixabas é a pedida perfeita. O Lugar já foi considerado pela ONU como o 3° melhor clima do mundo, portanto, tem um clima bem mais romântico. Mesmo no verão, a cidade tem temperaturas mais baixas. É delícia! Na cidade ainda encontramos o hotel fazenda mais completo do Estado, o China Park. É o único lugar com teleférico, tem tirolesa, piscinas termais, enfim.
Pedra Azul está cerca de 1h20m de Vitória e vale a pena explorar a região com mais tempo. É sem dúvida um ótimo destino para o que fazer no Espírito Santo, sem dúvidas!
Veja mais:Roteiro completo sobre o que fazer em Pedra Azul
Opção 2 – Caparaó
Ahh!! O Caparaó é um lugar incrível, são cerca de 4horas de viagem da capital até a região. Mas para quem curte mais natureza e cachoeira, é a melhor opção do estado. No Caparaó que está o ponto mais alto da região sudeste. E conta com lugares dignos de filmes, viu?
De acordo com os turistas que sempre visitam a região, eles adoram o local. Entretanto, é difícil não se apaixonar por essa região capixaba.
Lugares como vale encantado e hidrolândia são de tirar o fôlego. A região conta com pousadinhas simples, mas que atendem bem. Se tiver com tempo e carro, inclui Caparaó no seu roteiro para o que fazer no Espírito Santo, não vai se arrepender. No entanto, você precisaria de pelo menos 3 dias.
Veja roteiro completo do Caparaó
O Espírito Santo é um estado lindo! E para quem vem a primeira vez, eu digo: cuidado! Afinal, Corre risco de se apaixonar! Espero que tenha gostado dessas dicas para o que fazer no Espírito Santo!
O Booking é um dos maiores buscadores de hospedagens do mundo. E nós somos afiliados deles. Fazendo sua reserva pelos links daqui do texto ou pela caixa de pesquisa na barra lateral, você contribui com nosso trabalho e não paga nada a mais por isso.
Se tiver mais tempo visitando Vitória, o Centro para mim merece ao menos a tarde inteira, mais a noite! Tem muita coisa lá para se visitar, desde o Visitar Centro até o Palácio Anchieta, emendando no começo da noite com algum evento ou exposição no Sesc Glória ou no Teatro Carlos Gomes, e finalizando a noite nos barzinhos boêmios na região da Rua Sete de Setembro.
Mas para quem só tem 3 dias, é isso mesmo: tem muita coisa para ser vista, não dá para aproveitar tudo. Sugiro uns 7 dias ao menos, mas tem 30 anos que eu tou por aqui e não vi tudo ainda. =D
Pensei em incluir no roteiro, mas não dá tempo ou fica muito pesado. Ideal seria 5 a 7 dias para conhecer o básico mais algumas coisas rs.
Tem muito para se ver. rs
Se der a sorte de pegar um show da Regional da Nair no centro, melhor ainda!!!
Bem lembrado, Lívia!
Estive no Espírito Santos uns anos atrás e achei Vila Velha e Vitória duas cidades muito fofas. Gostei muito dos poucos dias que passamos por lá, mas pelo visto muita coisa ficou por conhecer! :) Ana
Hora de voltar, Analuiza!
que ótimo roteiro Deivson, infelizmente nunca conheci o Espiríto Santo, mas sei das belezas naturais da região, lendo o seu roteiro fiquei com muita vontade de conhecer! O que veem à mente é a fábrica de chocolates ♥
Ótimo post já que o Espirito Santo é um estado pouco explorado turisticamente, uma pena pois não existe muitas informações sobre esse estado.
bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Espírito Santo é maravilhoso, Danielle! Já conhece? Vem conhecer!
Desconhecia Espirito Santo mas olha que pela descrição para ser um excelente lugar para explorar e +ronto, não tem grande engano pois tem praias :D Eu faria um day trip a Pedra Azul!
Pedra Azul é show, Marta! Com certeza irá gostar. Programe-se em vir pra cá.
Oi Deivson.. seu post está ótimo, super completo. Ainda não conheço o Espírito Santo, mas espero conhecer em breve. Você sempre faz uma ótima publicidade desde lindo estado. =)
Ei, Martinha! Esperamos sua visita por aqui! :)
Otimo post, Deivson.
Jà tem um tempo que planejo ir para aì, mas até agora não deu tempo! Você conhece mais do que eu, então te pergunto: quantos dias um casal com um filho de 2 anos, sem carro, conseguiria fazer este roteiro?
Abraços,
Juliana, eu chutaria uns 5 dias para fazer tudo tranquilo, ainda mais com crianças. 5 dias dá para ver tudo ou quase tudo desse roteiro.
Juliana, o roteiro pode sofrer adaptações com atrações mais próximas, além do gosto de vocês. É meio complicado de responder essa pergunta, mas recomendaria pelo menos 5 dias ou uma semana. Daria para descansar, fazer muita coisa dentro e fora desse roteiro. Se quiser ajuda pra montar roteiro, me avisa.
Olá! Aí está um roteiro muito preciso e cheio de boas dicas! Ótimo! Fiquei curiosa com a história da Nestlé ter “acabado” com o vosso chocolate. O que aconteceu? Boas viagens!
Oi, Susana! O chocolate não é mais o mesmo. Ficou meio gorduroso.
Ei, Susana! De uns tempos pra cá a qualidade dos chocolates só vem caindo, infelizmente. O chocolate era tão bom…
Muito bom ter um post como este, com dicas certeiras para se conhecer melhor o Estado! Não conheço o ES ainda, mas penso em estender algum feriado. Que linda esta Pedra Azul, me deu muita vontade de conhecê-la! ;)
Vem, Gabi! Você irá amar.
Um excelente post, com um roteiro muito legal! Infelizmente ainda não conheço o Esprito Santo, mas vontade é o que não falta! Quando chegar o dia já sei onde encontrar todas as dicas!
Precisa conhecer, Itamar! Vai amar.
Quem sabe em 2017 eu não faça esse roteiro! Torcendo! Que estado lindo você tem por aí, hein? :)
Esperando a visita dos Coisos faz tempo, Sonia! Vem pra cá, vem!
Passei 4 dias aí, fui em todos esses lugares, mas senti falta de mais tempo pra conhecer a fábrica da Garoto, ir até a Pedra da Cebola, Projeto Tamar, etc.
Apesar da Garoto não ter a mesma qualidade e gosto de antes, é um programa que os chocólatras amam.O tamar e a pedra da cebola são charme a parte da coisa, gosto muito dos dois lugares.
Adorei o roteiro!
Conheço apenas Vitória, mas estou louca para voltar e explorar mais a cidade e a região.
Dicas anotadas ;)
Precisa retornar então, Gabi! Vem com tempo para explorar.
Deivson bom dia, gostaria de saber se esta viável ir para ES. Tenho viagem comprada para ficar 7 dias com minha mãe, vamos dia 14/03 e voltamos dia 21/03. Só que estamos insegura, qual a sua opinião? E aproveitando como é o serviço de uber por aí ? Se puder me ajudar com um roteiro ficarei grata.
Oi, Joana! O exército está nas ruas ajudando na segurança. Acredito que até o mês que vem na data que você venha esteja tudo normalizado já. Vamos acompanhar os noticiários, mas a coisa já melhorou bastante. O Uber roda na Grande Vitória (Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Guarapari) até onde eu sei. Já sabemonde vão ficar, ondem querem ir?
Vamos ficar na praia da costa, e ainda não sabemos o que fazer
Oi, Joana!
Vocês podem seguir esse roteiro, que podem durar uns 3 a 4 dias.
Se gostam de clima ameno, podem ficar mais tempo na região das montanhas, no centro de Domingos Martins tem umas pousadas bem legais e mais em conta do que Pedra Azul.
Se querem seguir roteiros de praia, sugiro ficar mais tempo em Guarapari. Podem aproveitar para conhecer ainda Piúma (com água quentinha e rasa), Anchieta (praia de ubu e iriri).
Sugiro dá uma verificada com serviços receptivos, talvez saia mais barato do que pagar uber pra ir e vir.
Se for fazer reserva de hotel, faz pelo booking do blog (no banner na lateral). O blog ganha uma comissão para ajudar nosso trabalho e você não paga nada a mais por isso.
Deivson obrigada, ja temos a reserva feita vamos ficar instalada na praia da costa em vila velha. o que seria serviço receptivo?
Seria uma empresa que leva vocês nos passeios.
Olá!
Vou unir o útil ao agradável: participarei de um curso no Hotel Senac Ilha do Boi, que é onde me hospedarei também :-) e gostaria de um roteiro de 3 dias para aproveitar com meu marido, que me acompanhará na viagem. Meu curso será nos dias 27 e 28 de Abril, daí esticarei dias 29, 30 e 1° de Maio.
Adorei o seu roteiro! Parabéns pelo ótimo blog!
Que legal, Elisangela! Espero que goste. Estamos preparando um post com roteiro de 7 dias. De repente pode alguma dica que goste por lá que goste. O Senac Ilha do Boi é maravilhoso, você vai amar. A paisagem de lá é linda demais. Aproveitem nosso estado. :D Qualquer dúvida pode perguntar pra gente.
Que post gostoso de se ler e só tem dicas legais sobre o ES! Parabéns e muito obrigada por citar o Caixa de Viagens, muita gentileza da sua parte! Bjs
Seu texto tá muito legal, Lívia! Obrigado pelo comentário :D
Parabéns pelo blog!
Irei ao ES no carnaval, consigo fazer o roteiro acima ou preciso ajustar considerando a época da viagem?
Recomenda alguma agencia ou motorista para realizar os passeios?
Obrigado.
Ei, Francisco, tudo bem?
Você estará de carro? Se você alugar carro, o valor sia muito mais barato do que ir de uber ou com alguma agência/receptivo.
Mas se preferir, podemos checar pra você. Já fez suas reservas de hospedagens? Sabe onde irá ficar já? Faça suas reservas pelo booking aqui dentro do blog e veja algumas promoções legais.
Olá, onde se hospedar na região das montanhas?
Oi, Ednilson!
Aqui tem uma seleção de alguns hotéis na região de Pedra Azul: http://www.capixabanaestrada.com/2018/07/onde-se-hospedar-em-pedra-azul-as-pousadas-mais-legais-da-regiao.html
Ouvi falar de um onibs que faz uma rota turistica. Alguem tem alguma informação?
Ei, Simone. É o Capixaba Turismo Receptivo. Eles estão no instagram como @capixabaturismoreceptivo
Amei o Post. Parabens!
Sensacional!
Continue realizando esse trabalho tão importante que faz da vida das pessoas mais felizes.
Valeu, Everton!
Olá! Amei o seu roteiro, parabéns!! O Espírito Santo será meu próximo roteiro de férias (novembro), ficarei 10 dias por lá e suas dicas valerão muito na montagem do meu roteiro. Como terei algum tempo para terminá-lo e uns dias a mais dos quais você indicou, quero ficar uns dias na região da serra. Vc teria mais alguma dica para me fornecer dessa região? Obrigada!!!
Ei, Simone. Em Serra tem o novissímo Go Inn, que está na Avenida Norte Sul, umas das principais vias da região metropolitana. Fica relativamente perto da praia da Manguinhos (13KM).
Se você quiser algo mais perto da praia, tem o hostel Buddy house, do lado da praia de Jacaraípe. E tem a pousada Pomar de Manguinhos, na vila de Manguinhos (pertinho do mar, uns 800metros).
Em Jacaraípe pode ser bacana para aproveitar durante o dia, mas eu acho a região mais perigosa à noite. Eu ficaria em Manguinhos, lugar maravilhoso!
Depois conta como foi sua viagem!
Beijo
Olá como vai?
Estarei a passeio entre os dias 28/12 a 02/01/20… com meu namorado e gostaria de saber onde passar a noite de Réveillon… algum hotel com festa, jantares etc… o q indica ?
Obrigada
Ei, Claudia! Dá uma olhadinha no booking aqui do blog, nos hotéis de frente pra praia de Camburi. Todos eles são bons, no que já me hospedei e lembro agora de cabeça, tem o Bourbon, Ibis Praia de Camburi e Bristo Alameda Vitória. Tem o quality suítes também, em Vila Velha.
Aqui tem o link que vai para matérias dos hotéis mencionados acima: http://www.capixabanaestrada.com/category/hospedagem
Um abraço
Da capital e possível comprar passeios( empresas e turismo) para conhecer as praias e outras atrações da região?
La e possível conhecer os pontos turísticos e praias de transporte coletivo, ou uber?
Ei, Naiara. A capixaba receptivo faz passeios, entre em contato com eles.
É possível conhecer com uber também.
E tem o Marcelo, que é guia de turismo, que eu recomendo. Telefone:27 981340828. fala que indicamos.
Abraço
Olá Deivson , passei 3 dias em 2012 e vou retornar agora em maio de férias, vou ficar uma semana,adorei as dicas.
Ei,Jacqueline! Que legal!
Espero que curta bastante o ES. depois me conta como foi a viagem.
Estou planejando uma roadtrip de SP até Fortaleza ano que vem e estava procurando alguns lugares para parar no ES. Adorei as dicas! Com certeza, vou tentar incluir todos os pontos no nosso roteiro!! =)
Vai amar o ES, Melissa! Boa viagem!
Deivson, adorei o roteiro.
Chego em Vitória com minha filha dia 29/12 e ficaremos até dia 07/01.
Pensei em alugar um carro mas achei muito caro.
É possível fazer as viagens pra Guarapari e Vila Velha de ônibus ou Uber?
Abraço
Ei, Flora. Há uber e ônibus que vão para as duas cidades. recomendo ir de uber até guarapari, viu? Nesse calor, acaba compensando mais.
4 anos desse post super útil ao qual sempre recorro quando vou receber um amigo de fora do ES <3
ahhhh. Maravilhosaaaaaa
Adorei o roteiro
O ES é maravilhoso, né?
Obrigada por tantas informações maravilhosas sobre o ES.
Quero organizar um grupo saindo de São Paulo com destino a BH, seguindo de trem até Vitória.
Ficar turistando nessa região por 4 dias.
Agradeço se puderem me ajudar com indicação de guia de turismo.
Grata,
Denize (guia de turismo)
Oi Deivson, o que me diz do período de julho para visitar essas cidades do ES? Tem outras indicações? É também uma boa época?
ei, Luciana. Julho é legal. Tem sol, clima ameno no litoral. E se você quiser curtir o frio, tem a região serrana/montanhas.