Semana do caos no Espírito Santo

Hoje completamos 6 dias da crise de segurança pública no Espírito Santo, por conta da paralisação da Polícia Militar do Estado. 6 dias que a população capixaba sofre, 6 dias que evitamos de sair nas ruas, 6 dias de medo e angústia, uma semana do caos no Espírito Santo.

Os policias não recebem aumento já faz 7 anos, não têm um plano de carreira descente, condições de trabalhos dignas, entre outras coisas que precisam de melhorias urgentes. As mulheres, namoradas e noivas desses heróis da sociedade resolveram fazer uma greve em frente aos batalhões impedindo a saída dos profissionais.

Esse protesto acabou prejudicando toda sociedade. Vários comércios foram saqueados, principalmente lojas de eletrônicos, celulares, relojoaria, etc. Vários assaltos começaram a aparecer, blitz nas avenidas para roubarem veículos, arrastões nas ruas e por aí vai. Com esse perigoso solto o transporte público parou, postos de saúde, supermercados, padarias, farmácias, tudo fechado. No começo da semana o medo era maior na população.

Vários comerciantes que perderam tudo e não sabem por onde recomeçar. O olhar de alguns desses trabalhadores chega doer a alma. É uma situação bem complicada e caótica. O número de homicídios também cresceu assustadoramente, sendo um homicídio a cada uma hora e meia, de acordo com os cálculos do jornalista Felipe Chicarino.

Foto reprodução G1/ES

Durante a semana vários homens da Força Nacional e do Exército têm chegado ao Espírito Santo para tentar colocar o estado em ordem.  Com a presença deles alguns comércios estão funcionando em horários especiais, mesmo assim com aquele medo assombrando  todos.

Várias reuniões para negociações foram feitas, de acordo com a mídia, mas nada foi resolvido. A classe pede aumento de 43% e o governo se nega. Está prevista mais uma reunião para hoje. Não vamos entrar em detalhes porque não é nosso objetivo debater política nesse nosso espaço.

Vale dizer que esse caos comprometeu todas as áreas do estado. Não tínhamos um reconhecimento descente do turismo do Espírito Santo em rede nacional. Essa coisa já estava mudando, vários turistas com interesse em conhecer nosso amado estado.  O que aconteceu? Vários pacotes para o carnaval já cancelados, os turistas que estavam por aqui já adiantaram passagens para ir embora. Mas é claro, todos estão com medo. Agora ficamos na expectativa que tudo volte ao normal o mais rápido possível. Temos um trabalho duro de mostrar o que temos de bonito e interessante depois dessa semana do caos no Espírito Santo.
Não se esqueça de colocar o ES  em suas orações.

 

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.