O que fazer em Guarapari – Roteiro pela cidade saúde

Guarapari é a cidade que mais recebe turistas no Espírito Santo, principalmente no verão, onde o turista tem tem interesse em praias, que são mais de 50. O que fazer em Guarapari vai muito além de só praias. Tem também a parte histórica da cidade que é muito interessante.

Guarapari vem ganhando cada vez mais atenção, por ter preços mais em conta mesmo na alta temporada. É uma cidade que recebe todos os tipos de públicos e sempre cai na graça do visitante.

O que fazer em Guarapari

Foto: Vitor Jubini – Mtur

O que fazer em Guarapari – Roteiro Histórico

 

 Igreja Nossa Senhora da Conceição – Antiga Igreja Matriz


Foi construída em 1585 pelo Padre José de Anchieta, que deu início ao povoamento de Guarapari. Foi erguida possivelmente sob a invocação de Sant’ Ana e do Sagrado Coração de Jesus, ou também de Santa Maria.

Gruta Sant’ana

Próximo da Antiga Igreja Matriz, foi construída com pedras e sendo restaurada em 1991. O lugar é conhecido como Grutinha também, e abriga Imagem de Nossa Senhora de Lourdes e quadros de Nossa de Sant’ana e  Nossa Senhora Menina.

 

Casa da Cultura

Foi construído em 1749, foi a antiga sede da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores,  já funcionou como cadeia pública. Em 1995 transformado em Casa da Cultura, que funcionava como espaço cultura, recebendo exposições de vários artistas. Atualmente funciona como biblioteca municipal, já que toda parte cultural foi desfeita.

Mirante do Ipiranga

Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, o mirante tem uma vista privilegiada, sendo possível ver até 7 praias de Guarapari.

o que fazer em Guarapari

o que fazer em Guarapari – Mirante do Ipiranga

Poço dos Jesuítas


O poço construído pelos jesuítas no século XVI, esse tem o formato de cúpula e foi feito de pedras sobrepostas e uma grande argamassa composta de areia, conchas trituradas e óleo de baleia. É o único que ainda resta dos vários construídos pelos jesuítas. É imperdível no roteiro para o que fazer em Guarapari. O poço era usado pela população quando faltava água na cidade.

 

Radium Hotel 


Teve sua construção iniciada em 1947, para ser uma Escola Naval, com o formato de âncora, de  frente à Praia da Areia Preta, no Centro. Foi transformando em um hotel cassino de padrão internacional, um dos mais requisitados no Brasil, na época. Com a proibição dos jogos em 1964, o hotel entrou em decadência e foi tombado pelo patrimônio histórico afetivo. Não oferece serviços, somente é possível visual externa.

 

Ruínas


A igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi construída 1677 com pedras sobrepostas, unidas por argamassa feita de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia.  Dessa igreja restam apenas a ruína e o campanário – torre onde se encontram os sinos – da reconstrução de 1817.

 

Veja mais: Encontre as melhores ofertas de hospedagens em Guarapari

O que fazer em Guarapari – Praias

Praias da cidade

As principais atrações para o que fazer em Guarapari, são as praias, que ao todo são 52! Existem praias para todos os tipos de públicos e gostos.

o que fazer em Guarapari

Foto: Vitor Jubini – Mtur

 

Praia de Porto GrandePraia João Secchin
Praia de MeaípePraia dos Padres
Praia do UrubuPraia de Bacutia
Praia de Peracanga ou MucunãPraia dos Bairristas
Praia de GuaiburaPraia de Graçaí
Praia do RiachoPraia do Ipiranga
Praia da Areia PretaPraia das Pelotas
Praia dos Namorados.Praia dos Cais ou das Goiabas / Praia das Conchas
Prainha de MuquiçabaPraia das Virtudes
Praia do ErmitãoPraia do Valadão
Praia do NetunoPraia do Meio
Praia dos CampistaPraia dos Corais
Praia das CastanheirasPraia das Pedras
Praia da RaposaPraia da Fonte
Praia da Areia VermelhaPraia do Morro
Praia da CercaPraia da Onça ou Praia Dr Carlito
 Praia dos Capixabas ou Praia dos VentosPraia Recanto dos Amores
Praia dos AdventistasPraia de Perocão
Três Praias 1 – Praia de Mateus LopesPraia do Boião
Três Praias 2 – Praia da LeontinaPraia de Santa Mônica
Três Praias 3 – Praia do Saco ou AncoradouroPraia do Una
Praia dos MorcegosPraia dos Eduardos
Praia de Setiba 

Praia do Camping de Setiba

Praia de Setiba PinaPraia de Caraís
Praia de SetibãoPraia do Sol
Praia D’uléPraia Recanto da Sereia

 

 

O que fazer em Guarapari – Parques

Parque Estadual Paulo Cesar  Vinha

O parque foi criado nos anos 90 para combater o desmatamento da região. Hoje, o parque abriga uma área enorme de Mata Atlântica litorânea, há lagoas, trilhas e praia. A  visita ao local leva boa parte do dia, então é recomendado deixar um dia inteiro para o passeio. Contei mais detalhes sobre o parque nesse texto que fiz.

o que fazer em Guarapari

o que fazer em Guarapari – Parque Paulo César Vinha

Parque Municipal Morro da Pescaria

É uma unidade de conservação ambiental, possuindo 73 hectares. Está entre a Praia do Morro e a Praia da Cerca. A visita no local, rende uma trilha de fácil acesso. A Praia do Ermitão pertence ao parque. E vale muito a visita. O parque cobra entrada de R$5. Funciona das 8h às 17h.

 

 



Booking.com

Deivson Santana

Capixaba de 28 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. É o tipo de viajante de gosta de conforto! Me acompanha no instagram: @capixabanaestrada.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *