Como é a imigração em Londres: Dicas para evitar perrengues!

Londres é um destinos dos sonhos para muita gente. Mas a grande dúvida é sobre visto para brasileiros. A resposta é não. Brasileiro não precisa de visto para entrar na terra da rainha. Vou contar aqui como é a imigração em Londres, para você evitar perrengues, igual eu tive.

Inglaterra não faz parte do tratado de Schengen, por isso, se você estiver saindo de um outro país da Europa, vai ter que fazer a imigração em Londres.

Documentos para imigração em Londres

Muita gente comenta sobre o Landing card, que é um formulário distribuído no avião para quem não é europeu. Esse formulário deve ser entregue na imigração. Porém, não recebi o tal formulário, indo para o aeroporto de Stansted. Não sei como está no outros aeroportos de Londres. Mas, é sempre bom perguntar ao comissário na hora que estiver embarcando.

Os documentos para imigração em Londres são:

1- Passaporte válido com pelo menos 7 a 8 meses antes do vencimento. Eles não aceitam passaportes faltando 6 meses para vencimento.

2-  Comprovantes de vínculo no Brasil: Vale levar carteira/contrato de trabalho; Contrato ou comprovante que é empresário/empreendedor; comprovação de matrícula de faculdade;  contra-cheques; extratos bancários (para quem tem empresa, faz freella, etc).

3- Comprovação financeira: A comprovação financeira serve para duas coisas: Mostrar vínculo no Brasil e mostrar que você tem dinheiro para usar no Reino Unido. É necessário levar extratos bancários, contra-cheques, dinheiro em espécie, cartão de crédito internacional/cartão pré-pago. vale também declaração do imposto de renda

4- Documentos da viagem: Comprovantes de reservas de hospedagem, passagem de volta para o Brasil e/ou passagem comprovando continuação da sua viagem e comprovação de reservas de passeios e afins

Aqui tem a lista oficial, do próprio governo

Como é a imigração em Londres

Minha experiência na imigração em Londres

Eu desembarquei no aeroporto de Stansted, que é aeroporto das lowscosts. Na área de imigração, nós brasileiros somos contemplados, pois o normalmente o setor para passaportes não europeus costuma ser mais vazio.

Passei pela temida imigração em Londres. E olha, foi meio feio. Como muita gente sabe, Inglaterra está mais severa no controle de imigração, por conta do país receber muitos imigrantes – muitos vivendo ilegalmente.

Como eu tenho 26 anos, solteiro, estava viajando sozinho e falava pouco inglês, era o perfil de quem iria imigrar para eles. Fizeram várias perguntas pra mim: quanto tinha em dinheiro, comprovante de trabalho/função/empresa no Brasil, passagem de volta para o Brasil e para Portugal, país que fui para Londres.

Eu estava com quase todos os documentos. Menos extrato bancário. Eles pediram exatamente o extrato bancário. A conexão 4G no aeroporto não ajudou muito ao entrar no aplicativo do banco. Por isso é importante viajar com chip das Holafly, para evitar perrengue como esse. Usando meu código, ganha 5% de desconto.  Chamaram outro agente que falava português, me fazendo umas perguntas, e não deixando eu concluir as respostas – achei os dois agentes que me atenderam bem grossos.

Por fim, parei na temida salinha. Tudo isso por eu não estar com comprovantes bancários. Não deixaram entrar na sala com a mochila, aliás. Nesse meio tempo, pediram para aguardar. Nisso, consegui conectar com wi-fi do aeroporto e entrar no aplicativo do banco. Quando a agente entrou na sala, mostrei o extrato bancário online   Ela saiu novamente com meus documentos e aparelho celular. Uns 5 minutos depois, voltou com carimbo no passaporte.

Por isso que eu falo: Leve tudo! Absolutamente tudo! por esquecimento, esqueci do extrato bancário. E se eu não conseguisse mostrar, era capaz de ter sido deportado.

 

 

 

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Indyara disse:

    Rainha Lilibeth, chega aqui. Não pode fazer isso com o Rei de Jacaraipe hahahaha
    Hoje a gente ri, né? Mas no dia não devia passar nem Wi-Fi hahaha conheço seu desespero e toc por tudo certo kkkk

  2. Lidia disse:

    Quando foi isso? A imigração daqui depende muito de quem te entrevista. Eu tenho visto e algumas vezes eles me fazem 1001 perguntas. Mas se você tem tudo certinho eles não tem como segurar.

  3. Gabriela disse:

    Oi Deivson, tudo bem? Estou planejando um intercâmbio para Londres no ano que vem e seria minha primeira viagem internacional. Você acha que o fato de não ter nenhum carimbo no meu passaporte atrapalhe ao passar na imigração?

    • Deivson Santana disse:

      Ei, Gabriela. Tudo bem?
      Pelo que sei, quem vai para intercâmbio é tranquilo. E se não me engano, você tem um visto para isso também, que pega antes de ir.
      A escola/agência que você contratar vai te auxiliar certinho.
      Mas nesse caso é bem tranquilo!

  4. Mariana disse:

    Oie, como consigo esse extrato bancário para aprestar lá ? Pq no caso em português mesmo, tem validade pra eles? Pra eles vc mostrou pelo APP em real mesmo e já valeu ?

  1. fevereiro 1, 2023

    […] O Deivson do Capixaba na Estrada foi parar na temida “salinha” por não ter levado comprovantes bancários impressos e só teve o passaporte carimbado depois de conseguir acessar o aplicativo do banco utilizando do Wi-Fi do aeroporto. Ele contou tudo no post Como é a imigração em Londres: Dicas para evitar perrengues!. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.