Aldeia indígena Três Palmeiras – Aracruz

Na região de Santa Cruz, em Aracruz, podemos encontrar algumas aldeias indígenas além das suas belas praias.  Com duas etnias diferentes, a região abriga 8 aldeias, 4 guarani e 4 tupinikim, com mais de 2.500 índios no total.

Aldeia Indígena Aracruz

Visitamos a aldeia Três Palmeiras que é da etnia Guarani. As margens da rodovia ES-010, quem passa pelo local, não imagina que ali perto tem uma cultura totalmente diferente da nossa. Uma cultura que ainda tem muita coisa parecida coma história do país.

Os índios da aldeia Três Palmeiras vivem da caça, lavoura e das vendas dos artesanatos.

Na aldeia tem um centro cultural, onde tem um acervo de fotografias, nas fotos percebem-se mais um pouco da cultura deles. No local ainda é possível encontrar os artesanatos que eles produzem, encontramos chocalhos, brincos, cordões, cestas, um dicionário das palavras deles, etc.

Aldeia Indígena Aracruz
Aldeia Indígena Aracruz
Aldeia Indígena Aracruz

Os índios guaranis, vieram do sul do país na década de 60. Hoje, eles ainda mantêm vivas suas tradições como: a religião, a língua nativa, o artesanato e as manifestações culturais. Engana- se que eles ficam pelado, temos uma imaginação dos índios pelados, mas é um mito.

Aldeia Indígena Aracruz
Aldeia Indígena Aracruz
Casa cultural
Os índios tupiniquins, são os índios remanescentes de Aracruz, eles perderam um pouco suas “características”, mas ainda mantêm vivas algumas tradições.
Conhece alguma aldeia? Conte pra gente como foi!
Como chegar:
Ir pela ES-010, quando chegar em santa Cruz, fique atento as placas, a aldeia Três Palmeira fica próxima da Praia de Coqueiral de Aracruz.

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.