Já imaginou fazer uma visita em um centro cultural dentro do exército? O 38° Batalhão da Infantaria do Exército de Vila Velha, conta com um centro cultural sobre a história do Espírito Santo e do Exército.
Em uma visita no Exército, tentei conhecer o ambiente, mas devido à falta de comunicação da parte direta da corporação, não consegui conhecer uma das principais atrações do lugar.
Na verdade no dia que eu fui, o Centro Cultural Forte São Francisco Xavier da Barra estava todo fechado para visita. Acredito que o local esteja meio abandonado.
.JPG) |
Centro Cultural Forte São Francisco Xavier da Barra |
Primeiro foi uma “luta” para conseguir passar na portaria. Simplesmente os próprios soldados da recepção não sabia da existência do centro cultural. Após diversas ligações, liberaram a gente.
Mas no caminho tinha outra “recepção” que ninguém também sabia do horário ao certo do Forte. Depois de algumas outras ligações, nos liberaram, mandando um soldado nos acompanhar até o local.
Chegando por lá, as portas que te dão acesso para as exposições estavam todas fechadas, e ninguém sabia de nada.
A minha maior raiva/indignação foi que eu tinha ligado mais cedo, direto para o setor responsável e informaram que poderia ir, pois o local já estava funcionando corretamente. (Estava fechado para reforma, iria abrir só depois do carnaval).
Mas nem tudo foi em vão, não deu para conhecer o acervo, mas deu para curtir uma vista quase privativa da Terceira Ponte (principal via que liga capital Vitória para a cidade de Vila Velha) e parte da baía de Vitória.
.JPG) |
Ao fundo a cidade Vitória |
.JPG) |
Ao fundo o Morro do Moreno |
A praiana de Vila Velha, abriga a primeira igreja do Espírito Santo, sendo a mais antiga de pé do Brasil e o Convento da Penha.
Para quem deseja ir conhecer o espaço, ligue antes e tenta arrancar mais todas as informações possíveis para não dar viagem perdida.
Contato:
(027) 3229-5117
Informações: O 38° Batalhão está localizado perto da prainha de Vila Velha.
Quem seguir de ônibus, basta pegar o 635 saindo do Terminal de Vila Velha, pedir para descer próximo ao Convento. Depois seguir em direção até o final da rua e virar à direita.

Rapaz, que coisa chata heim Deivson! Na primeira vez que fui lá me barraram porque eu estava de bermuda e eu não sabia da proibição… mas mulher pode entrar vestida assim. Vai entender. Quando voltei eles deixaram eu tirar foto lá, mas fazendo marcação cerrada.
Uma pena, né? Eles me deixaram livre, porém não sabiam informar nada.
Eu ligo para o numero de telefone deles e nunca ninguém atende. Como vocês conseguiram agendar a visita ?
Ei, Dayane! Tenta ir direto lá. Acredito que o museu tenha até fechado :/