Dicas do que fazer em Pedra Azul – Roteiro pelas montanhas capixaba




Um dos destinos mais famosos no Espírito Santo, com certeza é Pedra Azul, que faz parte da região das montanhas capixaba. Por ter um clima ameno e romântico,( a ONU já considerou como o 3º melhor clima do mundo) e boa gastronomia, a região  vem ganhando cada vez mais atenção dos turistas, principalmente no inverno. O principal ponto turístico é a famosa Pedra do Lagarto (mais conhecida como Pedra Azul), que pode mudar de cor até 36 vezes por dia, por conta da incidência solar. E nessa matéria contamos algumas dicas do que fazer em Pedra Azul, a fim de te ajudar na sua viagem para esse paraíso capixaba.

<

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul

Dicas do que fazer em Pedra Azul

A famosa Rota do Lagarto, é o point mais conhecido e visitado de Pedra Azul. São inúmeros restaurantes e pousadas nos 7km da estrada, cada lugar com uma proposta diferente, além de ângulos diferentes para Pedra. E outra coisa que vai te deixar apaixonado ainda mais: Entre o mês de Julho até Agosto, as cerejeiras de Pedra Azul brotam, dessa forma, a região fica ainda mais linda. A maior presença  fica próximo ao Parque Pedra Azul.

 

Rota do Lagarto – Dicas do que fazer em Pedra Azul


Dentro da Rota do lagarto, podemos conferir o Parque Estadual Pedra Azul, que é bastante famoso por ter uma trilha que leva às piscinas naturais. É a coisa mais linda!  O parque funciona de terça a domingo, com visitas pré agendadas. Mesmo para quem não pretende fazer trilha, pode-se chegar até a base do parque para conhecer um pouco da história e preservação do mesmo, por exemplo.

Veja mais: Roteiro de 5 dias pelo ES

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul  – piscinas naturais do parque estadual

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul – dentro do parque estadual

Mais adiante,  na rota do lagarto, encontramos o Fjordland: parque de cavalgada ecológica. É possível fazer diversas trilhas para adultos e crianças com cavalos da raça norueguesa Fjords. Os bichinhos são mansinhos, além de lindos! Dentro do parque está instalado o Heimen Coffee, uma cafeteria com produção de cafés locais, além disso, o ambiente é bem agradável. O estabelecimento costuma ficar bastante cheio aos finais de semana, principalmente a área da varanda que tem vista incrível para a Pedra, aliás.

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul

Gastronomia – O que fazer em Pedra Azul

Os restaurantes Alecrim e Don Due são os mais famosos de Pedra Azul, com pratos à la carte e preços padrão da região ($$$$). Mas a culinária de ambos são excepcionais!

Já chegando ao final da rota do Lagarto, no quadrado São Paulino, tem a opção da Tuia Gastronomia e Arte, um estabelecimento com a finalidade de  uma galeria de arte, com vários trabalhos de artistas locais. Também é um espaço de gastronomia, com vários petiscos e comidinhas. O chocolate quente é maravilhoso!

Veja mais: 10 melhores praias do ES

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul

Bem ao lado, está a Marietta Delicatessen, uma cafeteria com vários quitutes dos deuses! Os bolos são bem falados por ali, apesar de não ter conseguido provar☺.

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul

A- parque estadual Pedra Azul| B- Fjorland | C-Restaurante Don Due | D-Tuias Gastronomia | E- Marietta delicastessen | F – Restaurante Alecrim




Programas fora da Rota do lagarto – O que fazer em Pedra Azul

A Pousada Pedra Azul, por exemplo, pode ser um bom lugar para passear, além do restaurante ser aberto ao público para almoço e jantar. E a gastronomia de lá é demais! Afinal, é um dos nossos lugares favoritos da região, e não podia ficar de fora das dicas do que fazer em Pedra Azul.

dicas do que fazer em pedra azul

Foto de divulgação Pousada Pedra Azul

Já o Bristol Vista Azul, além de ser um bom lugar para se hospedar, o hotel é aberto ao público para todas as refeições do dia. E detalhe: dependendo o lugar que for sentar no restaurante, a visão pode privilegiada. No último andar do hotel, tem um área para contemplar a pedra, com toda certeza, é  a coisa mais linda!

 

dicas do que fazer em pedra azul

dicas do que fazer em pedra azul – Bristol Vista Azul

A- Pousada Pedra Azul | B- Bristol Vista Azul

 

Mais
O Viagens Cine conta aqui que amou a região

O Caixa de Viagens tem um guia de restaurantes em Pedra Azul e Domingos Martins

 

Quando ir em Pedra Azul

Pedra Azul é um destino que dá pra ir durante todo o ano. Porém, no verão o movimento é mais fraco, o que pode levar a ter estabelecimentos fechados. Dentro da Rota do Lagarto, por exemplo, muita coisa só funciona aos finais de semana, até pousadas, mesmo no inverno, que é alta temporada na região. Durante o inverno, o destino é bem mais charmoso, com proposta mais romântica.

Como chegar em Pedra Azul

Saindo de Vitória, são cerca de 100 KM pela BR 262. A águia Branca trabalha com dois horários de ônibus que passam próximo da entrada da Rota do Lagarto. Mas não é aconselhável ir para lá sem carro. O Carro é imprescindível.Veja cotação de aluguéis pela região

 

Salve essa imagem no Pinterest para consultar esse texto posteriormenteo que fazer em pedra azul

O que fazer em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova tem se destacado bastante, principalmente por causa do agroturismo. A cidade fica bem coladinha de Pedra Azul, sendo uma ótima opção do que fazer nas montanhas capixabas. Dependendo do seu tempo, você pode encaixar Venda Nova do Imigrante nas dicas do que fazer em Pedra Azul, e não vai se arrepender.

Laticínio Orolatte

A laticínio Orolatte é um produtor de queijos gourmet. Os queijos são semi-cozidos e curados por no mínimo 2 meses. Existe um queijo a base de iogurte, que é muito saboroso. Vale dizer que a receita de alguns queijos são da Itália, ou seja, poucos lugares terão algo parecido, aliás.

Fazenda Carnielli

A Carnielli já é uma marca bastante conhecida pelos capixabas, principalmente os cafés deles. Além de serem fortes produtores de cafés, embora eles ainda produzem o socol, que é um aperitivo tipo presunto cru. O aperitivo é feito por lombo de porco, temperado por alho, sal e pimenta.

Cervejaria Altezza

É principal parada para que aprecia cerveja artesanal. Além de ser em um lugar incrivelmente lindo, eles trabalham com vários rótulos. A cervejaria Altezza abre apenas aos finais de semana. Para visitas no meio da semana, é necessário agendar pelo telefone:  (28) 9 9989 3311.

Já fizemos o combo Pedra Azul e Venda Nova, e adoramos. Tem mais detalhes aqui.

Degustação de Cerveja na cervejaria Altezza em Venda Nova do Imigrante

Degustação de Cerveja na cervejaria Altezza

A- Orolatte | B-fazenda Carnielli | C- Cervejaria Altezza

Onde se hospedar em Pedra Azul

Ficar propriamente na região de Pedra Azul pode ser bem caro, principalmente no inverno. Existem algumas opções legais, que são mais afastadas da rota do lagarto, mas são boas escolhas, como a pousada caminhos das flores e a  Chez Domaine Pousada orgânica, por exemplo.

Dentro da Rota do Lagarto, tem a Peterle e a Luxuosa rabo do Lagarto são boas opções para quem deseja ficar próximo da rota.

O Hotel Fazenda China Park é de longe uma das melhores opções nas montanhas capixaba. O hotel é o mais completo do ES, com único teleférico do Estado, tirolesa mais alta, piscinas aquecidas, parque aquático e um montão de programas bacanas. O hotel se encontra cerca de 30 km de Pedra Azul.  Mas vale o investimento.

 

hotel fazenda china park

Veja mais opções de hospedagens na região



Booking.com

Deivson Santana

Capixaba de 26 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. É o tipo de viajante de gosta de conforto e luxo, como um bom taurino. Está no instagram como @deivsantana e @capixabanaestrada

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Oi, Deivson. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. As fotos estão incríveis Deivson!
    Parabéns pelo post.

  3. Que máximo, adorei as imagens (com dia de céu azul bom demais, só pegamos chuva mas mesmo assim achamos lindo).

  4. Post super completo com informações perfeitas para quem quer visitar a região e as fotos estão lindas! Parabéns pelo belo trabalho e fiquei lisonjeada ao ver que o Caixa de Viagens foi citado, muito obrigada! Sucesso sempre, vocês merecem ?

  5. Samantha Soares disse:

    Simplesmente adorei esse post! Muito explicativo e só aguça a vontade de conhecer a região. Estou indo em novembro e pretende me deliciar nesse paraíso.
    Obrigada por suas dicas!

  6. GUILHERME DE OLIVEIRA SANTANA disse:

    Boa tarde. Estou planejando de ir passar a virada de ano em domingos Martins e curtir também minha lua de mel, tenho intenção de passar 5 dias no Hotel parque do China ou no eco da floresta, e quero saber se tem atrativos para ficar os 5 dias curtindo ou são muitos dias? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *