Como tirar ou renovar passaporte 2019

O passaporte é o primeiro passo a ser conferido/adquirido ao fazer uma viagem internacional. O processo é mais rápido e simples do que a gente pensa. Precisei renovar meu passaporte esse ano (julho/2019) e conto aqui o passo a passo como tirar ou renovar passaporte.

<
 

Como tirar passaporte

Com o avanço da tecnologia, ficou bem simples e prático o processo de tirar passaporte. Único empecilho que pode acontecer, é de faltar algum documento seu. Por isso, é preciso verificar todos os documentos exigidos pela Polícia Federal para saber se você tem tudo em ordem certinho. Vale ressaltar que estamos falando do passaporte comum, tá? Para demais casos, é necessário olhar no site da P.F.

Como tirar ou renovar passaporte

Como tirar ou renovar passaporte

Sabia o Passaporte brasileiro é o 18º mais poderoso do mundo? Confira mais no Vou na Janela

Documentos para tirar passaporte

Reúna todos os documentos abaixo:

1 – Carteira de Identidade – No site da Polícia Federal consta que é necessário documento de identificação com foto, como é o caso do RG, carteira de habilitação ou  Carteira de Trabalho. O Passaporte antigo também é válido. Caso tenha mudado se casado e mudado o nome, levar certidão de casamento.

2- CPF – Caso o número esteja registrado em um dos documentos acima (RG, Carteira de trabalho ou CNH) não é necessário levar o original.

  • Certidão de Casamento: para quem alterou nome;
  • Certidão de naturalização, para os naturalizados

3 – É necessário levar seu passaporte antigo, caso tenha um. Se ele não for apresentado, corre risco de pagar multa.

Atualmente não é necessário levar título de eleitor, comprovante de votação  ou serviço militar (para os homens). Porém, é necessário que você esteja regular a justiça eleitoral e serviço militar. Caso tenha alguma situação irregular, resolva a situação primeiro antes de prosseguir.

Verifique sua situação eleitoral no site do TSE e no site do Exército.

 

Preencher formulário online

Depois de verificar todos os documentos, preencha o formulário online. São 4 fases, com dados pessoais.

Após o preenchimento do formulário, será emitido um protocolo da sua solicitação e uma Guia de Recolhimento da União (GRU), o famoso boleto para pagamento, no valor de R$257,57.

Caso esteja com alguma pendência, o próprio formulário aponta no final.

Pagamento da GRU

Normalmente o GRU dá prazo de uns 20 dias para pagamento. Só após o pagamento do mesmo, que você poderá fazer o agendamento do atendimento do posto da Polícia Federal. Normalmente o sistema libera acesso um dia útil após pagamento.

 

Agendar dia de atendimento para tirar passaporte

Depois de pagar GRU e aguardar um dia útil para compensação bancária, acesse o Agendamento de Atendimento. Se você estiver renovando com mais alguém, pode marcar para todos o mesmo horário. Para o posto de atendimento de Vila Velha (que é o único da região metropolitana de Vitória), costuma ter vaga só para 15 dias depois.  Mas, isso vai depender do posto mais perto da sua casa, que o sistema mostra todas as opções próximas.

 

Posto de atendimento

Vá no dia e horário marcado de atendimento com todos os documentos reunidos, que está logo no começo desse texto. Chegue uns 15 minutos antes. Geralmente, o atendimento é bem rápido, não demora não mais que 10 minutos.

Você é chamado pelo nome ou senha para conferência de dados. Logo depois é chamado para tirar foto e para coleta das impressões digitais.

No final, é entregue um protocolo com prazos para o passaporte ficar pronto. Normalmente, são 6 dias úteis – eles colocam até 2 semanas, mas fica pronto bem antes. Ao ficar pronto, é mandado e-mail avisando. Mas dá para acompanhar o andamento do pedido no site.

 

Retirada do passaporte

Quando o documento ficar pronto, compareça ao mesmo posto de atendimento com a Identidade para retirada. O passaporte tem validade de 10 anos.

Tirar passaporte para menores de idade

Se for tirar passaporte para um menor de 18 anos, é necessário consultar o passo a passo no site da Polícia Federal.

Deivson Santana

Capixaba de 29 anos. Ama dar vários rolês e viagens. Adora descobrir lugares novos, seja no Espírito Santo ou fora. Me acompanha no instagram @capixabanaestrada

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Gabriela disse:

    Irei viajar dia 03/02 para Foz do Iguaçu com passeios à Argentina, infelizmente fui me dar conta ontem, dia 17/01, que é necessário a apresentação de RG, com data de emissão de no máximo 10 anos, ou a apresentava de passaporte válido, o meu RG está no prazo, mas o do meu marido e dos meus pais não, com isso o desespero tomou conta, mesmo assim preenchi o formulário dos 4, paguei as taxas e consegui agendar para segunda feira, dia 20/01, acha que consigo pegar o passaporte até o dia 31/01?? Moro em Colatina/ES e estou bem desesperada. Desde já agradeço.

    • Deivson Santana disse:

      Gabriela, tudo bem?
      Acredito que consegue pegar antes do dia 31, sim.
      Comigo a emissão durou 7 dias. Foi bem rápido, coisa de uma semana mesmo.
      Como Colatina a demanda deve ser menor do que aqui na Grande Vitória, quase certeza que pega até o dia 31.
      Uma dica: Sempre olha o processo online, porque às vezes fica pronto e eles só mandam email avisando 1 ou 2 dias depois.

      Espero que dê tudo certo!
      Depois conta aqui pra gente se deu tempo, tá?

  2. Gabriela disse:

    Ei Deivson, tudo bem sim e com você??
    Acredito que por você ter renovado o passaporte tenha sido mais rápido, nós iremos fazer pela primeira vez, mas estamos torcendo que dê tudo certo. Infelizmente aqui em Colatina eles não fazem passaporte, nosso atendimento ocorrerá em Vila Velha. Te conto depois como foi. Obrigada pela atenção.

    • Deivson Santana disse:

      Tudo joia também. Olha, um amigo tirou a primeira vez em dezembro/19 em Vila Velha. E foi rápido também. Uma semana a dele ficou pronta também!
      Vai dar tudo certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.