Como tirar ou renovar passaporte 2019

O passaporte é o primeiro passo a ser conferido/adquirido ao fazer uma viagem internacional. O processo é mais rápido e simples do que a gente pensa. Precisei renovar meu passaporte esse ano (julho/2019) e conto aqui o passo a passo como tirar ou renovar passaporte.

<
 

Como tirar passaporte

Com o avanço da tecnologia, ficou bem simples e prático o processo de tirar passaporte. Único empecilho que pode acontecer, é de faltar algum documento seu. Por isso, é preciso verificar todos os documentos exigidos pela Polícia Federal para saber se você tem tudo em ordem certinho. Vale ressaltar que estamos falando do passaporte comum, tá? Para demais casos, é necessário olhar no site da P.F.

Como tirar ou renovar passaporte

Como tirar ou renovar passaporte

Sabia o Passaporte brasileiro é o 18º mais poderoso do mundo? Confira mais no Vou na Janela

Documentos para tirar passaporte

Reúna todos os documentos abaixo:

1 – Carteira de Identidade – No site da Polícia Federal consta que é necessário documento de identificação com foto, como é o caso do RG, carteira de habilitação ou  Carteira de Trabalho. O Passaporte antigo também é válido. Caso tenha mudado se casado e mudado o nome, levar certidão de casamento.

2- CPF – Caso o número esteja registrado em um dos documentos acima (RG, Carteira de trabalho ou CNH) não é necessário levar o original.

  • Certidão de Casamento: para quem alterou nome;
  • Certidão de naturalização, para os naturalizados

3 – É necessário levar seu passaporte antigo, caso tenha um. Se ele não for apresentado, corre risco de pagar multa.

Atualmente não é necessário levar título de eleitor, comprovante de votação  ou serviço militar (para os homens). Porém, é necessário que você esteja regular a justiça eleitoral e serviço militar. Caso tenha alguma situação irregular, resolva a situação primeiro antes de prosseguir.

Verifique sua situação eleitoral no site do TSE e no site do Exército.

 

Preencher formulário online

Depois de verificar todos os documentos, preencha o formulário online. São 4 fases, com dados pessoais.

Após o preenchimento do formulário, será emitido um protocolo da sua solicitação e uma Guia de Recolhimento da União (GRU), o famoso boleto para pagamento, no valor de R$257,57.

Caso esteja com alguma pendência, o próprio formulário aponta no final.

Pagamento da GRU

Normalmente o GRU dá prazo de uns 20 dias para pagamento. Só após o pagamento do mesmo, que você poderá fazer o agendamento do atendimento do posto da Polícia Federal. Normalmente o sistema libera acesso um dia útil após pagamento.

 

Agendar dia de atendimento para tirar passaporte

Depois de pagar GRU e aguardar um dia útil para compensação bancária, acesse o Agendamento de Atendimento. Se você estiver renovando com mais alguém, pode marcar para todos o mesmo horário. Para o posto de atendimento de Vila Velha (que é o único da região metropolitana de Vitória), costuma ter vaga só para 15 dias depois.  Mas, isso vai depender do posto mais perto da sua casa, que o sistema mostra todas as opções próximas.

 

Posto de atendimento

Vá no dia e horário marcado de atendimento com todos os documentos reunidos, que está logo no começo desse texto. Chegue uns 15 minutos antes. Geralmente, o atendimento é bem rápido, não demora não mais que 10 minutos.

Você é chamado pelo nome ou senha para conferência de dados. Logo depois é chamado para tirar foto e para coleta das impressões digitais.

No final, é entregue um protocolo com prazos para o passaporte ficar pronto. Normalmente, são 6 dias úteis – eles colocam até 2 semanas, mas fica pronto bem antes. Ao ficar pronto, é mandado e-mail avisando. Mas dá para acompanhar o andamento do pedido no site.

 

Retirada do passaporte

Quando o documento ficar pronto, compareça ao mesmo posto de atendimento com a Identidade para retirada. O passaporte tem validade de 10 anos.

Tirar passaporte para menores de idade

Se for tirar passaporte para um menor de 18 anos, é necessário consultar o passo a passo no site da Polícia Federal.

Deivson Santana

Capixaba de 26 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. É o tipo de viajante de gosta de conforto e luxo, como um bom taurino. Está no instagram como @deivsantana e @capixabanaestrada

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *