Museu do Trem – Rio de Janeiro

Olá mochileiros, tudo bem? Preparados para mais uma dica do nosso Cariocando? Então vamos lá.

Desta vez a gente traz pra vocês uma dica diferente de todas as que apresentamos até a última postagem. Embora o Rio seja um estado rico em cachoeiras, praias, mirantes e afins, decidi sugerir uma visita a um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de janeiro, o Museu do Trem do, inaugurado em 1984.

Localizado no histórico bairro do Engenho de Dentro e estando ao lado do Estádio Poliesportivo João Havelange (Engenhão), o Museu do Trem do Rio de Janeiro abriga centenas de relíquias que retratam principalmente a época pós Proclamação da República até a década de 30, na era Vargas.

museu do trem rio de janeiro

Vista da primeira passarela na estação de trem do Engenho de Dentro

museu do trem rio de janeiro

entrada do museu

Há exposições no próprio galpão quanto na parte externa. De cara a gente se depara com uma imensa locomotiva à vapor batizada por Baroneza. Fabricada em Manchester, Inglaterra, a peça é rara, pois há apenas dois exemplares no mundo, e temos a honra de abrigar toda essa impetuosa e valente máquina à disposição de quem quiser chegar perto. Possui  7,5 metros,  mais de 3,40 metros de altura e 17 toneladas.

O Museu também abriga à direita de que entra, um escritório montado com objetos e máquinas antigas utilizadas nos escritórios e nas estações da ferrovia e uma rara máquina de amolar serras, originária da construção das Oficinas do Engenho de Dentro, em 1869.

Há também mais vagões como o Administrativo e Central, utilizados por Presidentes da República e muitas autoridades, repletos de sofisticação . Os vagões dão um vislumbrado luxo e capricho da época.

museu do trem rio de janeiro

Vista fronto- lateral esquerda da locomitiva Baroneza, de 1852.

museu do trem rio de janeiro

Exposição externa.

Uma relíquia que e chamou à atenção foi um carro de combate aos incêndios na via férrea, sem data de fabricação. Ele era movido à propulsão animal e não andava sob trilhos. Há também maquetes e muitos faróis e relógios.

A parte externa é outra graça à parte. Possui uma miniatura de estrada férrea e mais outras locomotivas bem charmosas.

Há bastante placas e quadros que explicam com mais detalhes a história da revolução industrial, a invenção da máquina à vapor, a importância dos relógios no contexto da época, bem como muitas outras curiosidades.

museu do trem rio de janeiro

Máquina de amolar serras.

museu do trem rio de janeiro

Carro utiliado no combate ao incêndio.

O Museu do Trem do Rio de Janeiro fica na Rua Arquias Cordeiro, 1046, Engenho de Dentro. O acesso é muito fácil. Se quiser dar uma volta de trem, basta embarcar em qualquer trem da Supervia que faça o ramal Japeri ou Santa Cruz. Se tiver dúvidas, há seguranças e funcionários em todas as estações que explicam. A estação principal é a Central do Brasil, no centro do Rio

Como chegar:

É possível ir de transporte terrestre. De carro, pegue a saída 3 da Linha Amarela e siga as placas. Se por acaso passar da saída 3, saia na dois e siga para rua Adolfo Bergamine. Quem deseja ir de ônibus, a linha 606 que faz itinerário Rodoviária Novo Rio e ponto final na Estação do Engenho de Dentro.

Informações

O museu do Trem do Rio de Janeiro abre de terça a sexta, das 10:00 às 12:00 e de 13:30 às 16:00.

Há constante alteração de horários, por isso é prudente ligar para 21 2269-5545.

Eu fico por aqui. Obrigado pela leitura.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.