Guest House Solar do Cosme – Uma casa para sua hospedagem no Rio

Conhecemos recentemente o Guest house Solar do Cosme, que está localizado no bairro Cosme Velho, lugar bem privilegiado na zona sul do Rio. Já de cara o grande diferencial fica por conta da localização. Trata-se de uma hospedaria construída, literalmente em uma floresta, cujo clima é muito mais ameno e o ar muito mais saudável.

O Solar do Cosme é cercado por grande fauna e rica flora, o lugar é atrelado ao silêncio, fica a menos de dez minutos à pé da principal via que corta os bairros de Laranjeiras e Cosme Velho. E não para por aqui, há 15 minutinhos de leve caminhada está o principal ponto de subida para o maior cartão postal do Brasil, no trem do Corcovado, que te leva aos pés do Cristo Redentor.  Já na rua do Solar do Cosme conseguimos ver a imponente estátua do Cristo.

A localização é tão estratégica, que de lá mesmo é possível pegar apenas uma condução para as zonas norte, sul, centro e seus principais pontos, contemplando a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Gávea, onde você poderá conhecer, por exemplo, o Parque da Catacumba, já falado aqui. E falando em lugares para visitação, a Márcia, dona da casa, é uma grande conhecedora dos points. Para todos os hospedes, ela entrega um mapa do Rio e vai sugerindo os lugares de acordo com seu perfil. Guia turístico para que?

solar do cosme

Quartos do Guest House Solar do Cosme

O  Solar do Cosme conta com 9 quartos ao todo e 1 suíte. Os banheiros são compartilhados, com lavado sanitários e área de banho independente. Durante nossa passagem pela casa, ficamos na suíte. O quarto é bem confortável, tem uma decoração bem bonita e ainda possui wi-fi potente e ar-condicionado, apesar de não ter tanta necessidade do uso assim, já que o clima por lá é mais ameno até mesmo no verão carioca.

E se você tem algum pet mas não abre mão da companhia dele, existe um quarto para você e o seu amigo. É ou não é sensibilidade? Achei genial esse cuidado todo que os donos tiveram.

Os banheiros são bem espaçosos e limpos, seguindo com uma boa decoração, acompanhando o guest house.

solar-do-cosme-4

 solar do cosme

Café da Manhã

O desjejum é servido das 08:30 às 10:30 com algumas opções de pães, frutas, frios, etc.  Quer mais um banho de carinho? Se você pretende deixar a casa antes do desjejum, uma linda cesta é preparada para que você participe desta nutrição de amor antes de partir.

solar do cosme

foto reprodução do Solar

Estrutura do  Solar do Cosme

A Casa e família

A casa que abriga hoje o Solar do Cosme, foi construída no século XI, mescla elegância, graciosidade e capricho aos rústicos elementos coloniais. Recebem predominantemente famílias e casais.  A família é tão hospitaleira que fui convidado a comemorar o aniversário do filho da D. Márcia, apreciando um legítimo risoto acompanhado de uma deliciosa salada com direito a estrelas de carambola e um excelente vinho e outras opções de bebida não alcoólica. Foi um show de amor, carinho, dedicação e muito desprendimento.

E ainda tem uma piscina para os dias mais quentes na cidade. Um livro na beira da piscina é tudo de bom, pode falar a verdade! Por todos os lugares que me hospedei aqui e fora do Rio, nunca vi coisa igual.

solar do cosme

solar do cosme

foto reprodução do Solar

 

Sala

A sala do solar do Cosme conta com TV, DVD, Netflix, jogos e livros. Para os dias de preguiça na sua passagem pela casa, ta aí uma boa coisa para entretenimento.

solar do cosme

Cozinha

Se na madrugada bater aquela fome, a cozinha do Solar do Cosme é equipada com tudo, só o fogão é de uso administrativo. Você pode comprar sua comida e guardar em geladeira. Quer saber como se dá a cobrança de consumo de bebida e alimentos? Você pega o que tiver vontade de consumir e anota o seu nome e o que consumiu em um canhoto de papéis caprichadamente colocado em uma bancada. Isto é mais que confiança, é ter um pedaço da sua casa dentro de outra casa!

solar do cosme

cozinha

Segurança e comodidade de sair a noite

A saída e estrada podem ser feitas a qualquer hora da noite através de uma senha gerada no momento do check-in’.  A casa também conta com três seguranças 24 horas, dando mais comodidade e segurança durante sua passagem pela cidade maravilhosa.

Festas e Eventos

O Solar recebe festas, reuniões, cerimônias, etc. Imagina você tirar um dia para fazer uma reunião da empresa por ali, heim?! É voltar pra casa renovado.

Reservas e Curiosidades do Solar do Cosme

  • No Booking, a casa recebe nota 9,0 (Fantástico), o que é algo muito, muito bom mesmo.
  • Eles trabalham na modalidade de receber gente de fora para trabalhar, ou seja, sempre terá algum estrangeiro ajudando no funcionamento da casa. Acho isso demais, essa troca de conhecimento e cultura.
  • A sua reserva no Solar do Cosme pode ser feita aqui.

Informações

Endereço: Rua Ladeira do Ascurra, 124 – Cosme Velho, Rio de Janeiro 

Telefone: (21) 3596-0585    E-mail: [email protected]

 

Nossa hospedagem foi oferecida pelo Solar do Cosme, porém, toda  opinião e avaliação sobre o estabelecimento são pessoais e foram vivenciadas pelo autor.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.