O que fazer em Itaúnas ES – a vila do forró!





Depois de algum tempo, finalmente eu conheci Itaúnas, a vila forrozeira mais famosa do Brasil. Localizada no extremo norte do Espírito Santo, o distrito de Itaúnas pertence ao município de Conceição da Barra, última cidade litorânea do norte do Estado. Apesar de ter ido em temporada baixa e no meio da semana, muita coisa consegue o que fazer em Itaúnas.

A vila costuma ficar agitada aos finais de semana e lotadas  nos meses de junho a julho, por causa do famoso festival de forró. Entretanto, fora do festival, alguns bares costumam tocar forró pela noite, atraindo os visitantes que estão na vila.

O que fazer em Itaúnas ES

História de Itaúnas

A história de Itaúnas é muito interessante. Nos anos 1940 e 1970, a antiga vila foi soterradas pelas dunas de areia. Logo depois,  a atual Vila foi reconstruída no anos 70. O processo de reconstrução foi sendo aos poucos até chegar aos dias de hoje. E um dos grandes passeios é justamente conhecer a antiga vila, nesse caso, que está soterrada pelas dunas, e é marcado por barreiras.

Festival de Forró

O primeiro Festival de Forró de Itaúnas foi em 2001, logo depois,  o evento se tornou importante para o desenvolvimento do turismo da região. Atualmente, todos os anos acontece famosíssimo Festival Nacional de Forró de Itaúnas (FENTIT),

O forró leva grandes nomes do nicho, como Falamansa e Trio Dona Zefa, etc. O festival abre competição entre trio e grupos que concorrem a premiações, como dinheiro e gravação de músicas no CD, fora o destaque que o festival traz para os artistas no circuito forró pé-de-serra, por exemplo.

Veja mais: Roteiro por Conceição da Barra 

 

O que fazer em Itaúnas

Com uma vibe praieira e simples, a vila consegue atrair todo tipo de público para conhecer e se encantar por suas belezas. Atualmente, a vila tem caído na graça do públigo viajante, ganhando assim, mais notoriedade.  Apesar disso, os valores ainda continuam relativamente baixos em várias coisas.
Itaúnas conta com muita natureza e praia, ou seja,  os passeios serão todos com natureza.

Dunas de Itaúnas

As dunas de Itaúnas são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O lugar é o principal ponto turístico da Vila, principalmente para ver o pôr-do-sol.  As dunas são bastante frequentadas por turistas para terem acesso à praia. Infelizmente, nos dias que estive por lá, o tempo estava pouco nublado, o que impossibilitou de ver o pôr-do-sol.

o que fazer itaúnas

Foto: Vitor Jubini via Mtur

Praia de Itaúnas

São 25 Km de extensão de praia selvagem e sem infraestrutura para os visitantes (apenas 4 quiosques). Particularmente não gostei do lugar, por conta de forte ventos.  Apesar disso, o mar estava muito agitado para banho.

Trilha do Tamandaré

Logo quando atravessar a ponte, à direita tem uma entrada para a trilha do Tamandaré. É uma trilha que leva até a casa do “seu Tamandaré”, único imóvel que não foi soterrado pelas dunas na época do desastre.  A trilha tem nível fácil e conta com 700 metros até chegar na casa. Da casa à praia são 400 metros. A duração média é de 40 minutos.

o que fazer em itaúnas ES

o que fazer em itaúnas ES. Trilha do Tamandaré

Outras trilhas no parque Itaúnas

  • Trilha dos pescadores: São 3 km com duração. Conhece mais do parque Duração 3 horas.
  • Trilha Alméscar : são 2km. Percorre a floresta de restinga e a margem do rio Itaúnas. Duração de 2horas.

Essas duas trilhas acima podem ser feitas pelo grupo de condutores ambientais de Itaúnas. Valores a negociar. O Erikis é um dos condutores do parque. Mais informações de valores pelo telefone (27) 99776-9655.

 

Passeio de Caiaque

O passeio é realizado pelo Casinhas de Aventura, na parte da tarde. Tem duração de 2 horas aproximadamente.

Riacho Doce

Eu queria muito conhecer à praia de Riacho Doce, contudo, o  tempo na vila foi bem curto e corrido, que não consegui.

A praia de Riacho Doce já foi considerada uma das praia desertas mais bonitas do Brasil, pela revista “Viagem e Turismo”. Além disso, dizem que a água é mais morna do que da praia de Itaúnas. O balneário está cerca de 16km da vila, e é recomendável fazer o trajeto de carro/moto. Entretanto, dá para ir caminhando pela praia de Itaúnas, que são ao todo cerca de 8 Km cada trecho. É necessário fazer a trilha quem está acostumado com caminhadas, por exemplo.  Caminhando pelo lado esquerdo do balneário, encontrará o Rio Riacho Doce que faz divisa com os Estados do Espírito Santo e da Bahia.

 

Costa Dourada – Bahia

Costa Dourada na Bahia é parada para quem vai em Itaúnas. São cerca de 30 Km da vila. Mesmo sendo já na Bahia os restaurantes participam do Festival sabores.

A praia tem esse nome por causa da sua cor devido a luz do sol. Contudo, as falésias por si só formam um cenário lindo!

O pessoal do Viagens Cine amou Costa Dourada.

Points do Forró

Abaixo, alguns pontos do forró, que pode ser legal para o que fazer em Itaúnas. Entretanto, esses estabelecimentos podem não estar funcionando no dia da sua visita.

  • Bar do Forró;
  • Buraco do Tatu;
  • Café Brasil

Festas da Vila de Itaúnas

A nossa parte cultural é muito rica. Abaixo algumas festas da região para conhecer. Contudo, vale lembrar que a vila costuma ter mais movimentos nessas comemorações.

  • Janeiro – Festa Ticumbi (jongo) e a primeira semana do ano (réveillon)
  • Fevereiro/Março   – Carnaval
  • Julho – Festival de Forró (Fenfit);
  • Setembro – Festival Itaúnas e Sabores;
o que fazer em itaúnas ES

Foto: Vitor Jubini, via Mtur. Pôr-do-sol nas dunas

Onde se hospedar em Itaúnas

Apesar de ser uma região simples, ao contrário que muitos pensam, Itaúnas conta com vários lugares interessantes para se hospedar. Um deles é a Pousada Corais, que recebe nota 9,4 do booking. Além disso, a pousada Pargos também é bem bonita e estilosa, com boa nota no booking.

Por outro lado, há alguns hostels,  o Arte Vida Hostel e o Tribo da Gaia são os dois alberques de Itaúnas

Veja mais:Encontre hospedagens com melhores preços de Itaúnas

pousadas em itaúnas

Foto: reprodução pousada dos corais

Onde comer

Tem vários tipos de estabelecimentos em Itaúnas. Nesse sentido, há estabelecimentos dos mais simples ao mais gourmet/sofisticado.  O Restaurante da Berê é bem famosinho por ali, com parmegianas muito boas. Normalmente quem esta em Itaúnas, deve lembrar-se que a região é toda simples, então vários estabelecimentos são simples também.

onde comer em itaúnas

Esse é um prato feito que custou R$15 (outubro 2018). Ainda faltou o feijão na foto.

Quando ir em Itaúnas

Atualmente, na alta temporada (verão) e nas datas de eventos, a vila costuma ficar bastante cheia, fora que os preços dobram. Só pela muvuca eu fugiria. Ir em temporada baixa é muito tranquilo, preços em conta e clima sossegado, nesse sentido. Entretanto, conhecer o famigerado festival de forró é bacana para saber mais sobre essa parte cultural da vila.  Do mesmo modo que o povo viaja para conhecer o réveillon de Copacabana, os amantes do forrós vão conhecer Itaúnas.

Como chegar

De carro é só seguir pela BR -101 (lembre-se que tem pedágios, viu?).

De ônibus, a viação Águia Branca conta com 3 saídas diariamente  da rodoviária de Vitória para Conceição da Barra. E a mesma quantidade da rodoviária de Conceição da Barra.

Conceição da Barra x Itaúnas

É a viação Mar Aberto, com os horários de saída: 07:00h /10:30h (segunda, quarta e sexta)/ 12:30h e 15:30h (durante o verão é praticamente de hora em hora) Cerca de 50 minutos de viagem.

De Itaúnas para Conceição os horários são: 08:00h/ 11:30h (segunda e sexta) /13:30h e  16:30h (durante o verão é praticamente de hora em hora)

Salve essa foto no pinterest para consultar esse texto posteriormente

Deivson Santana

Capixaba de 28 anos, ama o Espírito Santo, mas adora desbravar lugares novos. É o tipo de viajante de gosta de conforto! Me acompanha no instagram: @capixabanaestrada.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Indyara disse:

    Que maneiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *